Negócios > TI Pessoal

Vendas de Chromebooks crescem 38% em 2016

Segundo levantamento do Gartner, foram vendidos 9,4 milhões de notebooks que utilizam o sistema operacional Chrome OS no ano passadop

05 de Maio de 2017 - 19h36

Com o mercado de PCs em franca desaceleração, os Chromebooks, notebooks que utilizam o sistema operacional Chrome OS, retirou uma fatia expressiva dos PCs equipados com Windows 10 no ano passado à medida que a sua popularidade cresceu também fora do setor educacional. 

As remessas de Chromebooks cresceram impressionantes 38% no ano passado na comparação com 2015, de acordo com o Gartner. Segundo o instituto de pesquisas, foram vendidos 9,4 milhões de Chromebooks na última temporada contra “apenas” 6,8 milhões no ano anterior.

O número é apenas uma pequena fração das vendas gerais de PCs, mas o crescimento aconteceu mesmo em meio a um momento de queda do mercado de computadores pessoais. As vendas gerais de PCs alcançaram 270 milhões de unidades em 2016, uma queda de 6,2%, conforme a consultoria. 

O Gartner estima que as vendas de chromebooks devem continuar crescendo nos próximos anos, mas em um ritmo mais lento. Para este ano, a consultoria prevê que as remessas cheguem às 10,9 milhões de unidades, um crescimento de 16,3% em relação ao ano passado. A projeção para 2018 é de 11,9 milhões de unidades.

A consultoria IDC também prevê que os embarques de chromebooks crescerão em porcentagens de dois dígitos nos próximos anosC