Mobilidade > Mobile Apps

Valid cria aplicativo que realiza transações bancárias via Facebook Messenger

App desenvolvido pela empresa é um novo recurso de carteira móvel criado especificamente para o banco colombiano Davivienda

19 de Junho de 2017 - 17h00

A Valid, fornecedora de soluções e servicos de segurança em meios de pagamento, assinou contrato com o Banco Davivienda, banco privado da Colômbia com mais de mais de 6,6 milhões de clientes, para fornecer o DaviPlata Mobile, solução que permite ao usuário gerenciar seu dinheiro facilmente pelo smartphone sem ter uma conta bancária ou cartão de débito.

O app desenvolvido pela Valid é um novo recurso de carteira móvel do Davivienda e atende as necessidades daqueles clientes que não têm acesso às instituições financeiras. Segundo o banco, em pouco mais de seis meses de operação o serviço já conta com mais de 150 mil usuários ativos.

A plataforma oferece duas funcionalidades: a possibilidade de realizar transações bancárias via Facebook Messenger — os valores das operações são creditados diretamente nas contas dos beneficiados — e a transferência para colombianos que estejam no exterior. Com as novidades o número de downloads da aplicação tem aumentado significativamente, tornando a conversão de novos clientes no principal foco de novas ações in-app.

“Isso reforça que a aposta no canal móvel foi uma estratégia assertiva do banco”, avalia Pierre Lassus, diretor global de software, services, telecom e payment da Valid.

A tecnologia que viabiliza a solução faz parte do framework de segurança Valid Secure Services Hub (VSSH), que prove a conexão segura desde diferentes canais de acesso até serviços em um backend protegido de redes externas. “Com a tecnologia do VSSH, serviços financeiros podem ser acessados através de aplicativos móveis, ou outros canais como SMS ou SIM Cards, de forma segura e conveniente”, afirma Lassus.

Um dos desafios superados pela tecnologia VSSH foi modernizar a grande base de serviços do banco. Ela permite ainda oferecer novos canais de acesso ou melhorar os já existentes, utilizando técnicas de ofuscação de código, cifragem e validação de integridade de dados através de integrações simples com o produto.

“Assim, as corporações podem evoluir suas ofertas com o mínimo de impacto em seus sistemas já implementados e na mão de obra especializada disponível”, pontua o diretor da Valid. Lassus acrescenta ainda que o VSSH traz uma camada de regras de negócios que permite criar fluxos de registro e cadastro de clientes de acordo com os requisitos comerciais e de segurança necessários para cada tipo de cliente.

Com sede no Brasil, a empresa desenvolve plataformas de segurança integradas e customizadas para governos e organizações privadas em 17 países. A empresa tem valor de mercado de aproximadamente R$ 1,6 bilhão e cerca de 7 mil funcionários em todo o mundo.