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Uberização da economia leva CMOs a buscarem respostas na TI

Estudo da IBM mostra as transformações tecnológicas direcionam estratégias de executivos de marketing

16 de Março de 2016 - 13h36

Dois terços dos CMOs ao redor do mundo acreditam que o grande desafio de negócios que enfrentam atualmente é a tendência conhecida como “uberização”, na qual uma empresa com um modelo de negócio diferente do tradicional se transforma em um concorrente e vira um grande player do mercado.

Um estudo da IBM com 723 líderes de marketing de 18 indústrias no mundo todo, incluindo o Brasil, concluiu que a convergência industrial - tecnologias disruptivas rompendo barreiras que existiam entre indústrias anteriormente distinta - surge como uma das principais ameaças nas rotinas desses profissionais.

A pesquisa constata que 63% dos CMOs estão priorizando seus investimentos para que clientes tenham experiências mais profundas e relevantes.

Como parte deste estudo, a IBM identificou dois subgrupos distintos de CMOs: Desbravadores, vindos de empresas com elevados faturamentos e reputações igualmente fortes; e Seguidores, provenientes de negócios não tão bem sucedidos financeiramente e com perfis não tão bem estabelecidos.

De acordo com a fabricante de TI, As diferenças entre os dois grupos foram as seguintes:

• Os CMOs Desbravadores sentem que seu progresso em gerenciar a explosão de dados foi bem mais eficiente – 47% contra os 27% dos Seguidores de Mercado.

• Além disso, esse grupo está mais focado em mapear a jornada do consumidor – 82%, comparado com os 65% dos Seguidores de Mercado.

• Para finalizar, os Desbravadores tendem a experimentar modelos de negócios mais abertos e colaborativos.

Os executivos entrevistados identificaram as quatro principais prioridades para 2016:

• Enriquecer a interação: CMOs consideram a criação de experiências direcionadas aos clientes como sua principal prioridade. Três quartos dos líderes entrevistados utilizam marketing experimental e de eventos mais frequentemente do que o grupo de Seguidores de Mercado.

• Adotar a ruptura de antigos padrões criativos: 67% dos CMOs avaliam a direção de acordo com as transformações tecnológicas. Aqueles de organizações que estão na liderança são mais suscetíveis à adoção do que chamam de ruptura criativa e constroem, a partir disso, os modelos de negócios mais abertos e colaborativos para impulsionar efetivamente a inovação.

• Introduzir conhecimentos centrados em dados em toda decisão de marketing: Apesar dos grandes avanços na análise de dados feitos por CMOs, 60% deles se preparam para trazer mais conhecimento em campanhas de marketing nos próximos 3 a 5 anos.

• Aumentar a perspicácia digital: 79% dos CMOs planejam contratar funcionários com habilidades digitais para aperfeiçoar suas iniciativas. A maioria deles procura recursos fora de seus próprios negócios – três quartos (74%) dos CMOs planejam parceria com outras empresas para aproveitar seus conhecimentos digitais ou trabalhar com empresas de consultoria.