Gestão > Varejo

Tribanco e Accesstage se unem para desenvolver ferramenta de conciliação de cartões de crédito

Empresas vão desenvolver solução para que varejistas possam realizar a conciliação das transações feitas com cartões nos seus estabelecimentos comerciais

19 de Dezembro de 2016 - 13h02

O Tribanco - Banco Triângulo, braço financeiro do Sistema Integrado Martins de Uberlândia, Minas Gerais, firmou parceria com a Accesstage, fornecedora de soluções para intercâmbio de dados financeiros, para desenvolver um produto que ofereça ao pequeno, médio e grande varejista uma solução para conciliação das transações feitas com cartões nos seus respectivos estabelecimentos comerciais.

Muitos varejistas lançam mão de um arquivo dos recibos impressos das máquinas de cartão e perdem tempo e dinheiro para, manualmente, verificarem o valor a receber a prazo (para compra no crédito) e à vista (no caso de pagamentos em débito). Além disso, muitas vezes, por falha na comunicação do sistema, vários pagamentos não são contabilizados, o que acarreta prejuízos para o comerciante.

“Estamos empenhados em apoiar o Tribanco na criação de soluções que ajudem os clientes da instituição a melhorar o controle financeiro de suas empresas”, declara Peterson Pais, gerente de marketing da Accesstage. “Esperamos que esta tecnologia otimize operações e incentive ainda mais o crescimento do Varejo como um todo.”

Com base nas necessidades levantas pelo Tribanco, uma tecnologia específica de conciliação de cartões foi desenvolvida e já está em uso, em processo piloto, por clientes dos estados da Bahia e Pernambuco, com previsão de ser lançada para todo o país ainda em dezembro deste ano.  

De acordo com o banco, a nova solução amplia o leque de opções para o varejista manter em dia as transações feitas na loja. O novo conciliador de cartões Tribanco traz como opções, além da conciliação de cartões, a consolidação de cartões e o conciliador bancário.

“A conciliação de cartões nós já oferecíamos para o nosso cliente que agora, com o novo produto, tem a possibilidade de se beneficiar da consolidação de cartões que traz dados atualizados, diariamente, em relação ao valor comercializado, o montante a receber dentro dos prazos para cada movimentação (crédito ou débito), as taxas cobradas pela administradora do cartão e o volume (em reais) recebido via cartões; e do serviço de conciliador bancário, que amplia a conciliação para uma melhor administração dos negócios, já que o sistema cruza os dados e apresenta todos os indicadores necessários para o varejista avaliar ganhos e perdas e realizar melhor a gestão do fluxo de caixa”, explica o superintendente de marketing do Tribanco, Sílvio Cury.

Estudos realizados pelo Tribanco apontam que entre 1,5% e 2% das vendas deixam de ser recebidas pelos lojistas e muitas vezes eles nem percebem. “Isso pode acontecer por falha na transmissão de dados, por exemplo. Todavia, com o sistema de conciliador bancário, esse problema será solucionado”, reforça Cury.

A expectativa, num primeiro momento, é atingir em torno de 4 mil clientes com a nova tecnologia. “A solução será trabalhada pelas equipes comerciais do Tribanco, por meio de todos os canais transacionais disponíveis. Com isso, o banco espera agregar para o cliente soluções que venham a otimizar o tempo e gerar informações que possam colaborar com esse cliente na tomada de decisões, ou direcionamento de estratégia do seu negócio”, reforça o coordenador de produtos, Thiago Maier Silva.