API da semana

Por felipe.dreher
Sobre esse blog:

As APIs são a "cola" da Internet.
Entusiasta por tecnologia e geek convicto, Kleber Bacili é CEO da Sensedia

Home > API da semana

Transparência Brasil abre APIs para eleições e combate a corrupção

06 de Agosto de 2014 - 10h35

A Transparência Brasil é uma ONG independente e autônoma comprometida com o combate à corrupção (http://www.transparencia.org.br).

A ONG lançou esta semana sua API com dados sobre os congressistas brasileiros e todos os candidatos à Presidência, aos governos estaduais, Câmara dos Deputados e Senado.

Qualquer desenvolvedor pode criar aplicações que interajam com os dados da Transparência Brasil. Para isso, basta acessar o site dedicado a desenvolvedores (disponível em http://dev.transparencia.org.br), se inscrever e criar uma App solicitando um token de acesso.

A API traz informações sobre todos os candidatos das eleições 2014. Além de informações gerais mais ricas que o site oficial do TSE, a API traz também dados como declaração de bens, processos judiciais aos quais os candidatos estão sendo submetidos, histórico de eleições passadas e também informações sobre os doadores dessas campanhas.

Dá para pensar em diversas aplicações para o exercício do voto com esses dados.

A API traz também dados sobre a atuação parlamentar dos congressistas (veja documentação do recurso /excelências), faltas em plenário e comissões especiais bem como porcentagem de emendas atendidas.

Esse projeto foi realizado pela Transparência Brasil, Sensedia, e contou com o apoio do Google.

Como as eleições 2014 já estão se aproximando, os realizadores também estão promovendo um hackathon para estimular a criação de aplicativos que possam ser usados pelos eleitores agora em outubro e também possam ajudar na monitoração da atividade parlamentar durante o mandato do seu candidato.

Estou muito orgulhoso de ter participado ativamente dessa iniciativa. Espero que possa trazer frutos concretos com o voto mais consciente e que possa também servir de inspiração para outras organizações e entidades governamentais a tornar seus dados mais acessíveis.

Posts anteriores

Todos os Blogs