Gestão > Serviços

Totvs cria aplicativo para maquininhas de cartão voltado a micro e pequenos negócios

O Fly01 Start já está integrado ao Lio, da Cielo, e ao SmartRede, da Rede, e o objetivo é levar o primeiro nível de gestão aos milhões de estabelecimentos

30 de Novembro de 2016 - 18h49

A Totvs desenvolveu um aplicativo para maquininhas de cartão com objetivo de expandir a atuação no segmento de microempresas e ajudá-las a enfrentar os desafios de digitalização e aumento de produtividade. Para isso, a fabricante de software de gestão desenvolveu o Fly01 Start, software embarcado que funciona em uma nova geração de terminais PoS, as conhecidas maquininhas de cartão de crédito e débito, fornecidas pelas adquirentes.

O Fly01 Start já está integrado ao Lio, da Cielo, e ao SmartRede, da Rede, e o objetivo é levar o primeiro nível de gestão a milhões de estabelecimentos que fazem controle manual por meio de uma ferramenta que já faz parte do dia a dia deles  a maquininha de cartão, a um preço que cabe no bolso do cliente. O foco desta solução é a base da pirâmide, ou seja, o micros e pequenos negócios do Brasil.

Segundo Eros Jantsch, vice-presidente de micro e pequenos negócios da Totvs, os donos desses estabelecimentos já veem os benefícios das maquininhas, mas confrontam os dados das papeletas do cartão com as informações anotadas nos cadernos para entender o que foi vendido e os seus recebíveis. “Queremos oferecer a eles um primeiro nível de gestão de forma simplificada e que levem informações que os ajudem no gerenciamento de um estabelecimento comercial. Com o Fly01 Start, será possível controlar as vendas por produto, estoque e os recebimentos, sejam eles em cartão ou dinheiro”, afirma o executivo.

Há uma demanda reprimida de automação nesses estabelecimentos. Para se ter uma ideia, cerca de 80% dos profissionais autônomos e pequenos estabelecimentos de comércio e serviços, segundo o SPC, fazem gestão por meio de cadernos. No entanto, muitos empreendedores ainda têm receio em investir em tecnologias. Ao unir seu aplicativo de gestão simples e intuitivo à máquina de cartão, bastante familiar aos microempreendedores, a Totvs pretende mudar a percepção deles sobre a tecnologia e os seus muitos benefícios, como controle, economia e tranquilidade. A companhia tem trabalhado muito próxima das adquirentes, que devem avançar mais no mercado com as maquininhas inteligentes a partir do quarto trimestre deste ano.

Além disso, a Totvs pretende ainda ajudar essas empresas a crescer com funcionalidades relevantes por um preço que caiba no orçamento, e, por meio de suas soluções complementares, irá ajudá-las, futuramente, a evoluir sua tecnologia de forma simples, sempre preservando o investimento do cliente no uso da plataforma Fly01.

O Fly01 Start pode ser utilizado de forma autônoma, mas já nasce totalmente integrado ao Bemacash, a solução completa para ponto de venda da Totvs vendida 100% como serviço na forma de mensalidades, podendo desta forma ser utilizado como um ponto de venda adicional.

“Atualmente, o maior volume de geração de leads da Totvs é na base da pirâmide. Queremos colocar nossa bandeira nas pequenas empresas para acompanhar seu crescimento rumo ao topo da pirâmide, afirma Laércio Cosentino, CEO da Totvs.