Mobilidade > APPs

Totvs Consulting cria fábrica de aplicativos móveis corporativos

Nova área promete desenvolvimento duas vezes mais rápido e até três vezes mais barato do que os serviços disponíveis no mercado

21 de Março de 2017 - 09h31

A Totvs Consulting, braço de consultoria de negócios da Totvs, acaba de inaugurar uma fábrica de apps corporativos para atender a demanda por aplicativos móveis das empresas. Estruturada com base no conhecimento em mobilidade da Totvs, a consultoria desenhou todo o serviço de criação de app customizado, utilizando avançadas metodologias para o desenvolvimento mobile, apoiando o cliente desde a concepção até o suporte após o lançamento do app no mercado.

“Nossa oferta de desenvolvimento de aplicativos é duas vezes mais rápida e até três vezes mais barata do que as soluções tradicionais disponíveis no mercado. A Totvs Consulting tem a experiência necessária para criar um app de alto padrão, em menos de um mês, e com investimento a partir de R$ 80 mil”, afirma Charles Hagler, diretor de transformação digital da Totvs Consulting.

Segundo ele, todo app corporativo customizado seguirá modernas metodologias de mercado para ser desenvolvido. O primeiro passo é a criação do desenho, baseado nos conceitos de design thinking. Nessa fase, uma equipe de designers e consultores de negócios fazem imersão, de uma a três semanas, no cliente para entender a sua real necessidade e como fazer para que ela seja sanada por meio da solução móvel.

O planejamento do release é a fase seguinte do projeto, em que a solução concebida é dividida para reduzir custos e ganhar agilidade na implantação do app. A primeira versão (MVP – Minimal Viable Product) é lançada de forma rápida e funcional para ser testada.

Para assegurar o sucesso do app, a equipe da Totvs especializada em user experience, atuam para garantir a interface mais amigável. Nessa fase, serão realizadas simulações com usuários em protótipos para alcançar a melhor usabilidade do aplicativo. Após essa etapa, com a usabilidade bem trabalhada, é que começa o trabalho de desenvolvimento de fato.

A fábrica utiliza o modelo DevOps e desenvolve para qualquer sistema operacional (Android, iOS, etc.). Um dos diferenciais da Totvs Consulting nesse processo é o uso de uma plataforma de aceleração em parceria com uma empresa do Vale do Silício, nos Estados Unidos. “O desenvolvimento é acelerado com reutilização de códigos e acesso a um banco global de API e Algoritmos, além de robôs para testes e emuladores automáticos para minimizar erros, tanto na fase de desenvolvimento quanto no app finalizado. Dessa forma, conseguimos resolver possíveis entraves rapidamente”, finaliza Hagler.