Negócios > Manufatura

Toshiba suspende negociações para venda de unidade de chip de memória

Fabricante japonesa interrompeu as conversações para a venda de seu negócio de chip flash NAND, depois de a Western Digital, sua parceira na unidade, ter ameaçado barrar a transação

13 de Abril de 2017 - 19h07

A Toshiba suspendeu as negociações para a venda de seu negócio de chip de memória flash NAND, depois de a Western Digital, que opera uma planta no Japão para a produção de semicondutores em parceria com a fabricante japonesa, ter declarado que pode barrar qualquer transação, já que a venda viola o contrato existente entre elas, informa o The Wall Street Journal.

A Toshiba está tentando vender o seu negócio chip para cobrir as baixas contábeis de sua unidade nuclear Westinghouse, que entrou com pedido de recuperação judicial (Chapter 11) nos Estados Unidos no fim de março. Acionistas da Toshiba concordaram em fazer o spin-off (cisão) da unidade de chip para possibilitar a sua negociação no mercado.

A Toshiba estava negociando com o fundo de private equity Silver Lake Partners e a fabricante norte-americana de chip Broadcom, que fizeram uma oferta de cerca de US$ 18 bilhões pela planta de chips, segundo informações da imprensa japonesa.

O CEO da Western, Steve Milligan, enviaram uma carta para os membros do conselho de administração da Toshiba, no domingo, 9, dizendo que eles deveriam negociar exclusivamente com a empresa antes de aceitarem qualquer proposta, já que ela também tem interesse em adquirir a unidade. Ele também argumentou rumores sobre a venda para o Silver Lake e a Broadcom foram inadequados, já que o preço está acima do valor justo e sustentável do negócio de chip, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto disse à Bloomberg.