Tecnologias Emergentes > I.A.

TIM aposta em inteligência artificial para melhorar experiência do cliente

Operadora desenvolve projeto em parceria com a Microsoft

20 de Abril de 2018 - 10h16

A TIM está apostando em tecnologias de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) para impulsionar sua estratégia de transformação digital e melhorar a experiência do cliente.

A iniciativa faz parte da parceria com a Microsoft, que, com data analytics e big data, desenvolverão ferramentas inovadoras para produtos e serviços sob medida para aprimorar a oferta da TIM e favorecer a melhor experiência do cliente, ao mesmo tempo em que permite a eficiência nos processos internos.

O projeto inclui interações digitais com clientes por meio de chatbots para assistência imediata e focada; melhoria do atendimento ao cliente tradicional, aproveitando recursos analíticos e cognitivos avançados; além de otimização dos processos de atendimento ao cliente e assistência técnica.

As novas tecnologias visa facilitar o plano DigiTIM: especificamente, o aprimoramento dos pontos de contato digitais com a introdução de Apps e da Voice Response (resposta de voz) interativa para simplificar a relação com o cliente. Por exemplo, os serviços cognitivos do Microsoft Azure, com seus assistentes virtuais liderados pela AI, guiarão os clientes da TIM por meio de uma experiência totalmente digital.

Amos Genish, CEO da TIM, comenta que o acordo é um passo à frente na estratégia da DigiTIM, fortemente comprometida em fornecer a digitalização de todos os processos para melhorar drasticamente a experiência digital, com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente e criar uma jornada digital eficaz. "Hoje, afirmamos mais uma vez nosso compromisso incansável com a execução do Plano Industrial, do qual a inteligência atificial é um pilar fundamental", comenta.

Já Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo e presidente de Vendas, Marketing e Operações Globais da Microsoft, destaca que, todos os dias, a inteligência artificial se torna mais benéfica para as empresas em todo o mundo. "Damos as boas-vindas à decisão da TIM de adotar a plataforma de inteligência artificial da Microsoft para a integração em todos os segmentos de negócios. A adoção dessa plataforma permitirá que a TIM ofereça assistência digital personalizada por meio de seus contact centers, melhorando a mobilidade e a conectividade para ir além das expectativas dos clientes", afirma.