Negócios > Analytics

Teradata adquire desenvolvedora de plataforma de provisionamento de software

Em comunicado, empresa diz que a compra da StackIQ reforça sua capacidade de construção e entrega de soluções em nuvem híbrida e ambientes on premises

25 de Julho de 2017 - 18h49

A Teradata, fornecedora de soluções de armazenamento de dados e aplicações analíticas, anunciou a aquisição da StackIQ, startup sediada em San Diego, na Califórnia, desenvolvedora de plataforma de provisionamento de software, que atualmente gerencia a implantação de software de nuvem e análise em milhões de servidores e data centers ao redor do mundo. Os termos financeiros da transação não foram revelados.

Em comunicado, a Teradata diz que irá aproveitar a experiência da StackIQ em softwares abertos e grande provisionamento de clusters para simplificar e automatizar a implantação do Teradata Everywhere. O objetivo é oferecer velocidade e a flexibilidade necessárias aos clientes para implantar as soluções em ambientes de nuvem híbrida, permitindo criar novos aplicativos analíticos para seus negócios.

Além dos ativos de tecnologia, a aquisição também inclui a equipe de engenheiros da StackIQ, que irá se juntar à divisão de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Teradata.

"Somente as tecnologias com melhor desempenho e realidade de mercado são adicionadas ao nosso ecossistema, e a StackIQ entrega produtos que se destacam em seu campo de atuação'', disse Oliver Ratzesberger, vice-presidente executivo e diretor de produtos da Teradata. Segundo ele, ''a adição da tecnologia StackIQ à IntelliFlex, IntelliBase e IntelliCloud fortalecerá nossos recursos e permitirá que a Teradata redefina o modo como seus sistemas são implantados e gerenciados globalmente".

De acordo com o contrato firmado entre as empresas, a Teradata agora possui exclusividade sobre toda propriedade intelectual da StackIQ que automatiza e acelera a implantação de softwares em grandes conjuntos de servidores (físicos e virtuais, na nuvem). Esse aumento na automação ocorrerá em todas as implantações do Teradata Everywhere, reduzindo drasticamente o tempo de compilação e entrega de soluções complexas de análise de negócios, além de adicionar a capacidade de gerenciar "appliances" de software em infraestrutura de nuvem híbrida.