Mobilidade > Telecom

Telefónica e Ericsson fazem demonstração de direção remota em 5G

Motorista em local remoto possui a experiência graças ao streaming com vídeo 4K e sensores transmitidos diretamente do carro para o motorista, além do controle-resposta tátil ao volante

01 de Março de 2017 - 15h47

A Ericsson e a Telefónica, em parceria com o Instituto Real Sueco de Tecnologia (KTH) e a Idiada, demonstram o potencial das redes 5G em transformar indústrias, em especial a automotiva, como parte da colaboração entre as duas empresas na pesquisa da tecnologia. A demo utiliza a rede de teste 5G da Telefónica para dirigir remotamente um carro na pista de testes da Idiada, em Tarragona, na Espanha, operado diretamente dos estandes da Telefónica e da Ericsson no Mobile World Congress 2017.

Com cerca de 30 acordos de pesquisa 5G com operadoras de todo o mundo, a Ericsson e seus parceiros estão concentrando sua colaboração para encontrar e desenvolver casos de uso real para as indústrias. A Ericsson espera que em 2026, haverá uma oportunidade de mercado avaliada em 582 bilhões de dólares, ligados à digitalização das indústrias potencializada com a tecnologia 5G.

Uma das aplicações mais avançadas da chamada "comunicação háptica" —também conhecida como "Internet tátil" — é a capacidade de controlar as máquinas, incluindo veículos através de conexões sem fio. A fim de enfrentar os desafios técnicos que isso representa, Telefónica e Ericsson têm demonstrado conjuntamente a capacidade do 5G em oferecer uma experiência completamente diferente, com base na percepção envolvente da realidade frente ao conceito mais tradicional de conectividade.

A demonstração utiliza o espectro de alta frequência de 15 GHz, com raios ultra estreitos seguindo os carros desde a estação rádio base 5G, localizada a 70 km no circuito de provas de Applus Idiada, para garantir a confiabilidade e a latência ultrabaixa da rede de transporte que conecta os carros com os estandes no MWC. Vários vídeos em 4K fornecem percepção sensorial totalmente detalhada para o motorista remoto.

Este teste demonstra o potencial do 5G em descobrir novas e emocionantes oportunidades em diversos mercados, como o automotivo, que pode revolucionar o controle de tráfego de diversas maneiras.

“O 5G representa o próximo nível de experiência e oferece a possibilidade de fornecer serviços de forma mais rápida, flexível e personalizada para aplicações específicas. A demo 5G que estamos apresentando no MWC com nossos excelentes parceiros vão além da magnífica conectividade e antecipa as novas possibilidades que o 5G pode oferecer”, Enrique Blanco, CTO global da Telefónica.

“As alianças e parcerias serão chave para o sucesso do 5G. A Ericsson lançou a primeira plataforma 5G no mundo e já assinou acordos com 30 operadoras, 20 empresas de outras indústrias e 45 universidades e institutos de pesquisa. Mais uma vez, a Ericsson e a Telefónica colaboram para estar na vanguarda, demonstrando uma verdadeira experiência 5G no MWC”, completa Sergio Quiroga, presidente da Ericsson na América Latina e Caribe.

A demo é a primeira aplicação deste tipo e foi desenvolvida com parceiros de tecnologia: a rede 5G foi construída pela Ericsson e é gerenciada pela Telefónica, os sensores e o sistema háptico foram desenvolvidos pela KTH e as capacidades do circuito de teste são da Idiada.