Internet > Banda Larga

Telebras firma contrato com a Viasat para ampliar internet no Brasil

Empresas vão explorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC)

26 de Fevereiro de 2018 - 11h26

A Telebras e a norte-americana Viasat firmaram uma parceria com foco na ampliação da cobertura de internet de banda larga no Brasil, sobretudo em comunidades mais remotas do país.

A parceria visa explorar o uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC), operado pela estatal brasileira, bem como implantação de rede terrestre e de infraestrutura da Viasat.

A colaboração ajudará a cumprir o Programa Nacional de Banda Larga do Governo Federal, que se concentra na promoção do desenvolvimento social e econômico no país, garantindo conectividade de banda larga rápida e acessível a todos os brasileiros.

A colaboração combinará a capacidade da banda Ka do satélite com a rede e a infraestrutura da Viasat para trazer banda larga acessível e escalável serviços para comunidades onde o serviço de internet ainda não está disponível.

Com sede na Califórnia, a Viasat opera banda larga via satélite em todo os EUA e fatura cerca de US$ 1,2 bilhão anuais. Com atuação nos segmentos residencial, comercial e governamental, a companhia planeja atuar em todas essas verticais também no Brasil, onde terá um modelo de conexão por meio de redes Wi-Fi com backchaul via satélite.

A Telebras diz esperar que oportunidades de mercado recém-habilitadas possam gerar mais de US$ 1 bilhão em receitas para a empresa nos próximos dez anos.

Os equipamentos da Viasat começaram a ser enviados para o Brasil em fevereiro de 2018 e o serviço inicial deverá começar em abril de 2018.