Internet > Colaboração

Tecnisa obtém maior engajamento de funcionários com portal colaborativo

A solução da Microsoft desenvolvida e implementada pela Redbelt também melhorou o fluxo organizacional da companhia

22 de Agosto de 2017 - 13h12

A construtora Tecnisa precisava de uma intranet que organizasse todas as informações da companhia, criando meios para que os gestores tivessem controle de todas as etapas do fluxo do negócio, aperfeiçoando a comunicação entre os colaboradores e aumentando a produtividade entre as equipes.

Para isso, a empresa contratou a Redbelt para auxiliá-la na busca da melhor solução. Com o objetivo de compreender o que a empresa realmente precisava, a fornecedora de soluções de TI transformou a intranet em um portal corporativo atrativo e colaborativo, de forma que os funcionários pudessem encontrar todas as informações de maneira ágil.

O primeiro passo foi entender como integrar os usuários do Active Directory e da plataforma SharePoint, da Microsoft, fazendo os ajustes necessários para entregar uma intranet adaptada às necessidades da Tecnisa. Assim que todos os ajustes foram feitos, a Red AD, divisão de desenvolvimento de aplicações da Redbelt, desenvolveu uma solução personalizada, com implantação rápida e eficiente. As soluções utilizadas foram o SharePoint Server 2013 e Microsoft SQL Server 2012 Standard, com todos os servidores estão hospedados no Microsoft Azure.

Com a implementação, a Tecnisa percebeu maior engajamento de sua equipe, pois o acesso ágil às informações otimizou o tempo, elevou a produtividade, reduziu o número de chamados e aumentou a colaboração entre equipes. Os gestores da empresa também passaram a ter maior controle sobre o clima e a cultura organizacional.

Segundo Osvaldo Luiz de Aguiar, CIO da Tecnisa, a empresa necessitava de uma tecnologia que fosse parametrizável pelos próprios usuários, uma vez que a companhia opta por trabalhar com uma equipe enxuta. "Hoje, em nossa intranet, todas as informações, independentemente das áreas, podem ser feitas sem que haja dependência de outra área técnica, uma vez que o software é amigável e cada área é responsável por customizar o que irá publicar. Além disso, todos os funcionários da empresa têm acesso à gestão de conhecimento da intranet e manual de normas da empresa, que estão disponíveis no Microsoft Azure e que, antes ficava hospedado em um datacenter. Podemos medir o nível de utilização da intranet pelos colaboradores da empresa, o que nos permite concluir se a rede local atende suas necessidades".

Para garantir que a intranet funcione com toda a eficiência, a Tecnisa optou por um contrato de suporte e melhorias contínuas no ambiente junto ao time Red AD. Esta proposta de trabalho é dinâmica, pois estabelece as prioridades e novas funcionalidades mensalmente. "O apoio da Redbelt foi essencial para a conclusão do nosso projeto, uma vez que a empresa foi responsável pela definição da arquitetura da nossa nova intranet. O melhor uso do Sharepoint para atender às nossas necessidades só foi possível graças à expertise do time de desenvolvimento da empresa", afirma Aguiar.

Além das implementações realizadas para a Tecnisa, o serviço de intranet desenvolvido pela Red AD permite gerenciar solicitações de passagens áreas, veículos, materiais de escritório, benefícios como férias, reservar de salas de reunião, realizar controle de horas, reembolso de despesas, integrações com o Yammer e possui suporte técnico.