Cloud Computing > Lançamentos, Serviços

T-Systems reforça oferta de desktop as a service no Brasil

Com a solução, companhia promete reduções de custos de 40% a 60% em infraestrutura de hardware

05 de Março de 2018 - 14h51

A provedora alemã T-Systems anuncia o reforço da sua oferta de DaaS (desktop as a service) para o mercado brasileiro. Segundo a empresa, o serviço hospedado em nuvem traz reduções de 40% a 60% em infraestrutura de hardware.

Guilherme Barreiro, líder de operações de infraestrutura de TI da T-Systems Brasil, explica que o serviço pode ser acessado por meio de computadores, tablets e celulares, o que significa que o usuário pode armazenar, transportar e acessar dados corporativos, exatamente como estão em máquina de origem, em qualquer aparelho com acesso à internet.

Além da facilidade de acesso, outro benefício apontado pelo executivo é a redução de custos. Isso porque a única condição para que a solução seja utilizada é sua implementação e uma conexão Wi-Fi estável. Com isso, o acesso pode ser feito por meio de qualquer computador, mesmo os mais antigos, uma vez que o poder computacional é configurado diretamente na nuvem e pode ser ajustado conforma a necessidade do cliente.

"Por exemplo, se um diretor financeiro precisa processar o fechamento contábil uma vez por mês, ele não precisa comprar uma máquina mais potente para isso. Basta pedir que as configurações do DaaS sejam reforçadas neste período, agilizando o processamento das informações", comenta.

Público-alvo

Barreiro destaca que o serviço é indicado para profissionais em trânsito, ou que executem serviços em campo. "Muitas vezes estes profissionais prestam serviços em empresas que não permitem a entrada de máquinas de terceiros", afirma, lembrando que o serviço garante mais autonomia a estes profissionais. Todavia, o DaaS permite com que o custos de TI da empresa sejam reduzidos exponencialmente já que o ciclo de vida de notebooks e desktops antigos podem ser expandidos já que toda a carga de poder computacional e disco necessários estarão na nuvem.

Além do desktop remoto, o serviço conta também com processos automáticos para atualização de backup, de dados e segurança, isso por meio de uma rotina com datas e horários previamente agendados. "É uma solução bastante eficaz, pensada para reduzir custos e facilitar a vida dos colaboradores de nossos clientes", conclui.