Tecnologia > Startups

Startup norte-americana vai vender casas inteligentes pré-fabricadas

Batizada de Kasita, moradia inteligente é proposta de uma empresa de Austin (TX). Casas também seriam móveis

16 de Março de 2016 - 18h56

A startup Kasita fabrica casas portáteis, pré-fabricadas e compactas, mas o que é de fato intrigante sobre a empresa com base em Austin, no Texas, é que suas pequenas casas são inteligentes desde o início.

Quando a companhia começar a enviar suas casas de 270 m² no final desse ano, cada uma delas virá conectada com um termostato Nest, um Amazon Echo, colchões queen size, lâmpadas Hue e outras amenidades como uma máquina de lavar louça e roupa, um fogão por indução e um forno.

A companhia está, inclusive, trabalhando para desenvolver azulejos intercambiáveis para que possa adaptar estantes, puxadores ou outros detalhes ao invés de você precisar martelar suas paredes.

“Essa é como o iPhone das casas inteligentes”, disse o CEO da startup Jeff Wilson quando lançou um modelo da Kasita em Austin. “Ela se torna uma extensão de você mesmo”.

A Kasita estará disponível para pré-ordem a partir do dia 5 de abril. A companhia ainda não revelou o preço da casa, mas Wilson disse que a hipoteca custaria menos do que o aluguel em cidades como Nova York e São Francisco. Haverá também a opção de alugar uma Kasita ao invés de comprar uma.

As casas também são móveis, com um sistema de encaixe exclusivo que permite que você a leve para qualquer lugar desde que o lugar para onde você se mude conte com as plataformas, uma espécie de dock station, da Kasita.

Austin é a primeira e a única cidade, até então, com as dock stations. No entanto, a companhia está trabalhando em detalhes com outras cidades para permitir desenvolvedores construírem tais estações compatíveis com a Kasita.