Big Data > Aplicativos

Startup brasileira Leapps cria solução de big data que aproxima a população da política

Empresa desenvolve aplicativo que fornece informações sobre as atividades de políticos, e nova versão permitirá acompanhar projetos municipais e das câmaras de todas as cidades do país

02 de Dezembro de 2016 - 15h02

A partir de agora os eleitores poderão controlar os gastos com obras de infraestrutura, votação de leis nas câmaras legislativas, o direcionamento dos investimentos e o repasse de verbas federais para as prefeituras, entre outras ações, tudo através de um aplicativo que fornece informações sobre as atividades de políticos. Trata-se do Govern, ferramenta desenvolvida pela startup brasileira Leapps, que oferece soluções de big data, cloud e mobile para clientes de diferentes segmentos.

Desde sua criação, há apenas sei meses, a empresa saiu em busca de oportunidades de negócios para nichos diversos, desde a área da saúde a política, e acabou desenvolvendo a ferramenta que conecta a população aos políticos. Por meio dela é possível descobrir, por exemplo, qual o valor do repasse da União para uma determinada escola da rede pública municipal.

Em sua primeira versão, nas eleições municipais de outubro deste ano, o app forneceu aos eleitores informações sobre os planos de governo e bens declarados dos candidatos. O “Mural do Político” serviu para que as pessoas fizessem sugestões de melhorias e a “Pesquisa de Satisfação” foi fundamental para que as pessoas avaliassem as propostas dos candidatos.

O projeto Govern foi desenvolvido pelo time comandado por Raphael Fenelon, gerente de produtos e sócio fundador da Leapps. Com apenas 26 anos, mas muita experiência com tecnologia e uma passagem pelo instituto de pesquisas Ibope, Raphael viu no trabalho com estudos e amostragens, potencial para oferecer um serviço mobile de pesquisa que conseguisse abranger toda a população brasileira. O know-how adquirido serviu para dar uma característica única ao aplicativo que foi fornecer dados de todos os pleitos durantes as últimas eleições, diferentemente de outros sistemas oficiais que concentraram informações só nas grandes regiões metropolitanas.

“O Govern nasceu da ideia de levar conhecimento sobre política. Mas a proposta é que no futuro o aplicativo se torne uma ferramenta da população para que suas reivindicações sejam absorvidas de forma efetiva pelos poderes executivo e legislativo”, afirma Fenelon. O executivo explica que o produto dará retorno financeiro a partir da comercialização de informações geradas pela plataforma para candidatos, políticos eleitos, municípios e empresas de marketing político. Mas ele ressalta que desde a construção do projeto, o app tem perfil apartidário e assim permanecerá.

Além do trabalho no Ibope, Fenelon foi diretor de inovação e marketing da Digisystem, empresa de tecnologia com 25 anos de tradição no mercado e que possui em seu portfólio soluções para área da educação como a ferramenta Educa 360, que possibilita que as instituições de ensino reduzam 30% de seus custos a partir de uma gestão apoiada pela tecnologia. 

A Leapps irá disponibilizar no início de 2017, uma nova versão do Govern e a atualização trará informações diárias de tudo que acontece nas capitais brasileiras. Além disso, para o ano que vem, a empresa irá lançar um aplicativo com o mesmo conceito de big data voltado para área da saúde.