Negócios > Estratégia

Sonda amplia portfólio de cibersegurança e define foco em cinco verticais

Objetivo da integradora é antecipar situações que podem provocar interrupção no acesso e prejuízos no dia a dia dos negócios

15 de Janeiro de 2018 - 16h12

A integradora de soluões e serviços de TI Sonda anuncia a ampliação de seu portfólio de cibersegurança. O foco da nova estratégia é atuar nos setores de indústria, órgãos governamentais, varejo, financeiro e telecom, por meio de uma abordagem sustentada por cinco verticais de segurança: acesso, dispositivo, infraestrutura, inteligência e visibilidade, bem como gestão contínua. 

O objetivo da iniciativa é antecipar às organizações situações que podem provocar interrupção no acesso e prejuízos no dia a dia dos seus negócios.

A empresa explica que a ideia é auxiliar CIOs e líderes de TI para planejar e implementar soluções avançadas em segurança, gerenciamento de dados, aplicações e compliance, além de levar segurança para ambiente virtualizado, prevenção à fraude, disponibilidade, atualização e infraestrutura.

Rafael Bissi, gerente de produtos de segurança e novas Tecnologias da Sonda, comenta que, como integradora, a companhia oferece ao cliente realmente o que ele precisa com velocidade, escala, segurança e produtividade num modelo que permite às instituições transformarem seus investimentos de cibersegurança optando Capex para Opex.

Acesso

Para o quesito acesso, a Sonda conta com soluções de gerenciamento que contemplam o uso seguro de dispositivos próprios dos funcionários e do acesso aos aplicativos corporativos, por exemplo. Tão importante quanto os ativos, os usuários precisam ser vigiados regularmente se acessam os dados de forma adequada. "Confiar em senhas e em outras ferramentas de login não é mais o suficiente. Deve-se implamentar medidas de proteção de dados começando pelo usuário porque muita vezes ele é a porta de entrada para a ameaça", afirma Bissi.

Infraestrutura

Para otimizar a infraestrutura da segurança da informação, a Sonda mantém os dados do cliente protegidos a fim de garantir a confidenciabilidade e disponilidade adequadas por meio da implementação de antiphishing, antimalware, firewall, criptografia, soluções de DLP (DataLoss Prevention), dentre outras ferramentas de monitoramento.

Inteligência e visibilidade

No campo da inteligência e visibilidade, a companhia auxilia seus clientes a compreenderem quais tecnologias estão prontas para serem implementadas, desenvolve roteiros que enfatizam o tempo de valorização, além de selecionar e implementar soluções ideais para atender os objetivos atuais e futuros da empresa. As soluções têm como diferencial aproveitar dados que já existem, como logs e análise comportamental, para definir desvios que possivelmente possam ser fraudes ou ataques em curso.

Gestão contínua

A gestão contínua finaliza as verticais que sustentam a oferta. Considerada a "cereja do bolo", a ação permite que a segurança da empresa seja vigiada em tempo integral pela Sonda. Em vez de contratar mais funcionários ou deixar falhas na segurança, a empresa entrega a proteção do seu ambiente de TI aos cuidados da integradora, ajudando a organização a lidar com um incidente de segurança, além de reagir rapidamente e de forma abrangente quando uma violação ocorrer.