Cloud Computing > Resultados Financeiros

Soluções em nuvem impulsionam crescimento da SAP Brasil no primeiro trimestre

Oferta em nuvem para indústrias de varejo tiveram aumento de mais de três dígitos nas vendas; portfólio para agronegócio também triplica resultados

05 de Maio de 2017 - 15h31

As soluções em nuvem foram as principais responsáveis pelos resultados SAP no Brasil no primeiro trimestre do ano fiscal de 2017. Segundo a companhia, o portfólio de soluções em nuvem teve, no total geral, suas vendas duplicadas no período. A SAP também registrou desempenho positivo na conquista de novos clientes, elevando em 50% o número de novas empresas em sua carteira, em relação ao número de novos clientes no mesmo período do ano passado.

 A empresa, que não divulga números regionais de receita, teve crescimento de três dígitos nas vendas de softwares cloud para o agronegócio, mercado onde tem se destacado com inovações que somam o poder do big data à capacidade de processamento em tempo real, análise de dados e flexibilidade da Internet das Coisas. As receitas de cloud obtidas com soluções para o varejo também registraram um incremento de três dígitos.

O mesmo resultado de três dígitos foi alcançado pelas vendas da solução HEC – HANA Enterprise Cloud, plataforma que permite a transição de aplicações on premises para um ambiente de nuvem, com processamento em tempo real. O desempenho da SAP Brasil no que se refere às soluções on premises continua em alta, alcançando aumento de receita nas vendas superior a três dígitos para os segmentos de seguros e setor público. Já os resultados da plataforma SAP HANA tiveram um incremento de três dígitos.

Em se tratando do portfólio de soluções de análise de dados ou analytics, a SAP Brasil atingiu um aumento de dois dígitos na receita de vendas em nuvem. Recentemente a FGV divulgou uma pesquisa em que aponta a empresa como a líder de mercado do segmento, com 26% de market share no país.

“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados neste primeiro trimestre, que têm como grande destaque a incorporação de um número recorde de empresas que até então não estavam no nosso portfólio de clientes”, destaca Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, ressaltando que entre esses novos clientes estão empresas dos segmentos de celulose, química e de saneamento. “Também tivemos um o excelente desempenho de nossas soluções em nuvem, que conquistaram segmentos e indústrias tanto da área pública quanto do setor privado”.

Para a executiva, o crescimento marcante do portfólio de novos clientes de todos os portes da SAP são uma prova de que as soluções da companhia atendem as necessidades dos mais diversos segmentos e indústrias. “Continuaremos empenhados em proporcionar às empresas, sejam grandes, pequenas ou médias, uma parceria capaz de alavancar seus resultados de negócios com as mais inovadoras plataformas tecnológicas”, afirma.

Nuvem em destaque

As vendas de soluções em nuvem e de licenças de software foram destaque no desempenho da SAP no primeiro trimestre deste ano na América Latina, reportando um crescimento de dois dígitos em receita. A solução de gestão de capital humano SAP SuccessFactors e as ferramentas de procurement SAP Ariba obtiveram resultados positivos também: as vendas para a região triplicaram em relação ao mesmo período do ano anterior.

Globalmente, a SAP registrou crescimento de 9% na receita de suporte de softwares e nuvem no primeiro trimestre. Já para subscrições em cloud, este crescimento foi de 44%.