Aplicações > Segurança de Dados

Solução de backup pessoal promete resolver o pesadelo do ransomware

Acronis True Image 2017 New Generation além de proteção em tempo real, oferece tecnologia de certificação em blockchain e assinatura eletrônica

19 de Janeiro de 2017 - 18h06

Com o crescimento dos ataques do tipo ransomware, que criptografa os dados em troca de um resgate com valores muito significativos, a Acronis, fornecedora global de soluções de proteção de dados em nuvem híbrida, acaba de colocar no mercado soluções que prometem recursos sofisticados em anti-ransomware e o uso de blockchain.

Trata-se do Acronis True Image 2017 New generation com Acronis Active protection, uma proteção ativa contra ataques de ransonware aos dados dos usuários, e o Acronis Notary, com capacidades de certificação e verificação de dados baseada em blockchain, e o Acronis ASign, serviço de assinatura de documentos eletrônicos.

De acordo com o FBI, os danos causados por ransomware estão crescendo a um ritmo alarmante, afetando milhares de pessoas todos os dias. Em 2017, ataques cibernéticos ameaçarão ainda mais os dados de todos os computadores pessoais.

O Acronis True Image é a solução de backup pessoal mais rápida e, segundo a empresa, fornece mais que o dobro de performance do concorrente mais próximo. O produto protege dados em computadores Windows e Mac, dispositivos móveis iOS e Android, além de contas do Facebook. O Acronis True Image utiliza criptografia AES 256, e armazena os dados em vários destinos, incluindo unidades externas, dispositivos NAS, redes locais e Acronis Cloud.

Já o Acronis Active Protection identifica a atividade anormal em computadores e evita que aplicativos maliciosos danifiquem dados de usuários, backups e o próprio software de backup. As heurísticas comportamentais de ponta detectam e impedem os ataques de ransomware, novos e já conhecidos, tornando o backup mais seguro e reduzindo o número de vezes que os dados precisam ser restaurados a partir dele.

O Acronis Notary, por sua vez, oferece certificação do conteúdo de qualquer arquivo e verificação de modificações em relação à versão original.  "Impressões digitais de arquivos" são armazenadas em um banco de dados distribuído e imutável, baseado em tecnologia blockchain. Essa tecnologia permite aos usuários verificar a autenticidade da informação a qualquer momento - isso é especialmente importante para documentos valiosos, como contratos, registros médicos e documentos financeiros.

Por fim, o Acronis ASign permite que várias partes executem e certifiquem um documento com uma assinatura digital segura e publicamente auditável. Os usuários podem proteger os seus documentos de cópia de segurança, que são verificados com o Acronis Notary e assinados eletronicamente - tudo dentro da mesma solução confiável de backup.