Cloud Computing > Empregos

Sindpd reivindica reajuste salarial com aumento real

Aumento real de salário e redução de jornada para 30 horas são as principais bandeiras do sindicato

29 de Novembro de 2016 - 17h08

Ainda aguardando o fechamento da inflação no ano, o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) já estabeleceu como principal reivindicação o reajuste salarial com aumento real, ou seja, acima da inflação do período. Como data base da categoria é janeiro, o Sindpd aguarda a divulgação do índice inflacionário para dar início às negociações com o sindicato patronal.

O sindicato também irá defender a redução da jornada de trabalho de 40 horas para 30 horas semanais sem a diminuição proporcional de salários. A pauta terá espaço para a melhoria de benefícios sociais, como plano de saúde e odontológico integrais e pagamento de vale-alimentação em conjunto com o vale-refeição.

O presidente do Sindicato, Antonio Neto, destaca a importância de toda a categoria estar unida neste começo de mais uma campanha salarial. "Temos trabalhadores de mais de 500 empresas aqui. São representantes de 142 cidades, o pessoal das regionais", salientou. Segundo o dirigente, o Sindpd já está realizando as assembleias, são 14 em todo o estado.

Repercussão positiva

O presidente do Sindpd disse que a repercussão sobre o lançamento da campanha salarial entre os trabalhadores que participaram da SindpdFest, foi bastante positiva. “Para os profissionais de TI, as reivindicações do Sindicato são uma garantia de melhores condições para a categoria”, disse Neto.

"Um dos argumentos favoráveis à redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais envolve o elevado nível de estresse e pressão sob o qual estão submetidos os trabalhadores do setor. A diminuição da carga de trabalho também permitirá que, com mais tempo livre, os profissionais possam se dedicar à qualificação profissional, já que o constante aperfeiçoamento é uma exigência feita pelas próprias empresas da área", completou Neto.

tualmente, a carga horária dos trabalhadores de TI no estado de São Paulo é de 40 horas semanais. Em 2011, o Sindpd conseguiu a redução da jornada de 44 horas para 40 horas por semana.

Os trabalhadores também ressaltaram a importância de o Sindicato lutar por um reajuste salarial com aumento real neste ano, sobretudo em razão da crise econômica que elevou o preço de produtos, como os alimentos nos supermercados. “O reajuste, dessa forma, será importante para proteger o poder de compra dos trabalhadores.”

Após a apresentação da pauta à categoria, as reivindicações passarão pelo crivo dos trabalhadores de TI em 14 assembleias que serão realizadas em todo o estado.

A última delas ocorrerá no dia 10 de dezembro, na sede do Sindpd, na capital paulista. Depois disso, a pauta será apresentada ao sindicato patronal para que, em janeiro, sejam iniciadas efetivamente as negociações.