Infraestrutura > Banco de Dados

Siderúrgica Jefer implanta SAP S/4 HANA para tornar mais ágil tomadas de decisão

Quando o sistema estiver em operação, a empresa terá todos os processos integrados e disponíveis ao negócio em mobilidade

12 de Dezembro de 2016 - 11h09

A Jefer Produtos Siderúrgicos, que produz tubos e outros produtos para indústria de siderurgia, será a primeira empresa do Brasil a utilizar a plataforma S/4HANA Enterprise Management. O projeto agilizará toda a cadeia de processos, desde vendas até contabilização, passando por  finanças, fiscal, logística, controladoria, industrial e vendas. A expectativa da Jefer é que a mesma suporte seu crescimento nos próximos dez anos.

A Jefer buscava uma solução de gestão empresarial robusta, escalável e funcionalmente abrangente para apoiar a diversificação de suas linhas de negócios. Assim, nasceu o projeto de implantação do sistema S/4HANA Enterprise Management, realizado pela AdopTI, consultoria especializada na plataforma de gestão empresarial da fabricante alemã.

Quando o sistema estiver em operação, a Jefer será a primeira empresa a usufruir os benefícios do ERP, que possui todos os processos empresarias integrados e disponíveis ao negócio em mobilidade, além de atender todos os processos fiscais, estaduais e municipais na plataforma TDF da SAP. O salto no patamar de gestão e eficiência que proporcionará à siderúrgica, viabilizará um plano de expansão ambicioso, cujas metas de crescimento são de 50% nos próximos cinco anos e, 100% em dez anos.

O S/4 HANA Enterprise Management é considerado a maior inovação da SAP por redefinir a forma como o software corporativo pode criar valor em uma economia digital e conectada. Todo o seu ecossistema foi desenvolvido para tirar proveito de sua base tecnológica, modernizar a experiência de usuário em qualquer dispositivo e conectar nativamente o big data, a Internet das Coisas, redes de negócios, entre outros benefícios.

A Jefer, cuja sede fica em Leme, no interior paulista, pretende com esta tecnologia estabelecer uma estrutura robusta, segura e ágil, que ao mesmo tempo simplifique seus processos internos, agilize e potencialize a tomada de decisão em diferentes níveis da organização.

"Nosso grande objetivo é obter o controle unificado dos negócios e uma maior agilidade na tomada de decisão. Por meio da plataforma S/4HANA Enterprise Management teremos essa vantagem competitiva, com recursos remotos em mobilidade, nos permitindo inclusive ampliar as linhas de negócios do Grupo com agilidade e rapidez", destaca Clóvis Rigo, CIO da Jefer.

Para a aquisição da plataforma e a implementação do projeto, a Jefer contou com a expertise e apoio da AdopTI, consultoria especializada em SAP, e uma das principais estruturas de suporte e de serviços da plataforma da gigante alemã do interior do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto. A implantação está em andamento e, quando finalizada, contemplará ─ exceto a área de RH ─ todos os demais setores da empresa: financeiro, fiscal, logística, controladoria, industrial, compras e vendas. Mais de 500 funcionários de todas as empresas do grupo serão beneficiados, sobretudo com a simplificação de processos e apoio à tomada de decisão.

Por ser uma empresa familiar, com apenas 17 anos de existência, que experimentou um crescimento acelerado e diversificação de suas linhas, a Jefer teve a complexidade operacional e as necessidades de gestão ampliadas rapidamente. Com o S/4HANA Enterprise Management a empresa passará a mapear e controlar seus processos internos com maior segurança e dinamismo. A nova estrutura e o aparato de recursos contidos na plataforma, entre eles os aplicativos de mobilidade, assim como a simplificação dos processos, potencializarão a gestão e a produtividade, possibilitando programar um grande crescimento da produção, que atualmente é de 30 mil toneladas aço/mês, para 50 a 60 mil toneladas aço/mês.

Silvia Sanches, CFO da companhia, acredita que o sucesso e o diferencial deste projeto estão baseados na experiência e especialização da AdopTI, associadas ao padrão mundial das soluções SAP. “Escolhemos trabalhar com a AdopTI por sua experiência no segmento siderúrgico, pela expertise frente aos concorrentes e principalmente pela segurança e conhecimento que demonstraram acerca das necessidades da Jefer, antes de posicionarem nosso negócio no SAP, a AdopTI fez um estudo e benchmarking em seu laboratório de pesquisa e desenvolvimento, o que proporcionou maior aderência e absorção de conhecimento de nossos usuários de negócios ao SAP”, explica a executiva.