Você está vendo o preview de um conteúdo premium Torne-se um Insider para ler o artigo inteiro.
Carreira > Estratégia, Gestão de Equipe, Programação, Treinamento

Sete hábitos de um programador altamente eficaz

Escrever um bom código não consome tanto tempo como você imagina (e ser preguiçoso não é o fim do mundo!)

02 de Junho de 2016 - 11h26

Escrever um bom código não consome tanto tempo como você imagina (e ser preguiçoso não é o fim do mundo!)

Larry Wall, criador da linguagem de Perl, uma vez disse que todos os programadores possuem três virtudes: a preguiça, a impaciência e a soberba. Cada uma dessas características adiciona um elemento fundamental à sua personalidade.

Um desenvolvedor que executa bem a tarefa diária de codificação é, muitas vezes, mais efetivo que aquele que eventualmente acerta na mosca de forma genial. E, para a maioria dos empregadores, a combinação de ritmo e precisão significa a personificação do profissional perfeito.

Assim, para maximizar a sua empregabilidade, aqui um resumo das dicas a seguir: você não precisa necessariamente ser um grande desenvolvedor, mas precisa fazer o trabalho com maestria para que seja eficaz.

A seguir, apresentamos sete hábitos que podem fazer de você um programador mais eficaz. Veja se concorda!

1. Tenha uma rotina com, pelo menos, quarto horas de codificação por dia

Em um primeiro momento, essa dica pode ser ambígua, principalmente se pensarmos que um desenvolvedor passa mais de 8 horas na frente do computador todos os dias. Mas, Peter Nixey, fundador e CEO da startup Copyin, afirma que poucas dessas horas são aplicadas em trabalhos de desenvolvimento de software.