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Seis dicas para impulsionar o crescimento de PMEs, segundo a Salesforce

Provedora constata que manter os clientes no centro de tudo é a chave para o crescimento de uma pequena empresa

15 de Fevereiro de 2016 - 11h10

A Salesforce realizou uma pesquisa com mais de 3,8 mil pequenas ao redor do mundo. O objetivo era compreender como as companhias de alto desempenho estão fazendo mais com menos, produzindo o máximo a partir de suas pequenas equipes, e escolhendo os recursos adequados para investir.

Com base nesse levantamento, a provedora formulou seis dicas que, na sua visão, ajudarão a  impulsionar o crescimento das pequenas empresas. Confira:

1. Aplicativos móveis aumentam a produtividade. As principais pequenas empresas de negócios e serviços usam extensivamente smartphones para aumentar a agilidade e eficiência.

2. Dados e análises conduzem as decisões centradas no cliente. Empresas de pequeno porte bem-sucedidas apostam em ferramentas e práticas de Analytics para entender melhor os clientes e tomar decisões em tempo real.

3. Mais escala com automação de marketing, redes sociais e dispositivos móveis. Mesmo sem grandes orçamentos para anúncios, as pequenas empresas se beneficiam ao automatizar processos e se conectar com os clientes em tempo real via redes sociais, dispositivos móveis e plataformas de automação de marketing.

4. Empresas em crescimento priorizam a retenção de talentos. Pequenas empresas são mais propensas a valorizar talentos e manter os funcionários satisfeitos.

5. Adoção de tecnologia rápida fornece vantagem competitiva. As principais empresas de pequeno porte são ágeis o suficiente para testar novas tecnologias e estar na liderança em inovação.

6. Foco na experiência do cliente. Manter os clientes no centro de tudo, desde as vendas até o serviço, é a chave para o crescimento de uma pequena empresa.