Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2015

Saúde quer se diferenciar através da inovação com TI

Foco de Edgard Gonçalves Moreira, CIO do Laboratório Sabin, é unificar arquitetura para inovar em plataforma web

30 de Outubro de 2015 - 01h17

Edgard Gonçalves Moreira concentrou grande parte dos esforços de tecnologia recentes construindo pilares para sustentar o crescimento do Laboratório Sabin. Nos últimos meses, a companhia atualizou sistemas “core” para que sirvam de plataforma para inovação. A empresa ganha uma arquitetura única em todas as suas unidades espalhadas pelo país, utilizando um banco de dados orientado a objetos com plataforma 100% web, o que traz mobilidade, segurança, escalabilidade e conectividade.

“Sob o ponto de vista de negócios, melhoramos nossos controles, ganhamos novas perspectivas, integração entre as unidades, conectividade com convênios e prestadores de serviços de saúde e conexão com os departamentos contábil, financeiro e de suprimento”, lista o executivo, indicando que a solução oferece ao cliente a possibilidade de ter um prontuário e histórico únicos de seus exames em qualquer lugar.

Por cima da estrutura, o time de tecnologia da companhia adicionou uma camada de software de inteligência que permite tomar as decisões mais precisas a partir da mineração e do cruzamento de dados para dar visibilidade estratégica à gestão.

FINALISTAS DA CATEGORIA

Walter Shimabukuro
CNU – Central Nacional Unimed
CIO

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Automatizar os processos das áreas atuarial e comercial, tendo em vista a competitividade organizacional.

Visão de inovação corporativa: Gerar modelos preditivos para seleção, de forma mais precisa, das linhas de cuidado e população de beneficiários para cada programa. Com isso, a seleção dos grupos a serem monitorados fica mais automática, e a área de medicina preventiva (sinônimo de saúde, bem-estar e qualidade de vida) pode atuar com mais foco.

Adriano Mello
Global Saúde
Superintendente de TI

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Montar uma infraestrutura e sistemas junto à Rede de Varejo Farmacêutico para viabilizar o modelo de negócios, que consiste em um plano mensal para a retirada de remédios nas farmácias por parte dos clientes.

Visão de inovação corporativa: Criar referência tecnológica em um modelo de negócio novo no mercado brasileiro. Além disso, ampliar a gama de produtos/serviços dentro da cadeia de saúde.