Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2016

Na Unimed, tecnologia digital garante saúde na ponta dos dedos

Luiz Carlos Guimarães Jr., CIO da Unimed Volta Redonda, leva o prêmio IT Leaders da categoria Saúde com plataforma de prontuário eletrônico

17 de Novembro de 2016 - 23h40

O departamento de TI comandando por Luiz Carlos Guimarães Jr. trabalha em três frentes orientadas para a melhora no engajamento dos pacientes e médicos que se relacionam com a Unimed Volta Redonda.

A companhia vem apostando em tecnologias para desenvolver rotinas de cuidado com a saúde da melhor forma. A ideia é fazer essa integração tendo como base conceitos que entreguem dados, mobilidade e soluções analíticas.

A ideia central é usar a tecnologia para levar informações do paciente até a mão do médico e permitir que o beneficiário do plano de saúde tenha acesso a todas as informações de seu prontuário eletrônico.

“É o uso da informação no cuidado da saúde, engajando todos os envolvidos no processo”, resume Guimarães Jr., superintendente de TI da Unimed Volta Redonda, sobre a solução que vem sendo desenvolvida.

Atualmente, a plataforma está sendo alimentada com dados da operadora de saúde – universo que abriga 90% do movimento de saúde da cidade carioca. A ideia é levar a ferramenta para um contexto mais amplo, integrando prontuários das demais clínicas e tornando o sistema um grande registro de saúde para a população do município.

FINALISTAS

Marcelo Castiglioni de Jesus Galvão
OdontoPrev 
CIO

Projeto de maior destaque: A companhia desenvolveu um aplicativo móvel que facilitou a vida de 28 mil dentistas da rede conveniada, permitiu redução de custos e acelerou processos. A ferramenta transportou o fluxo analógico de submissão de imagens para autorização de pagamento dos dentistas por um mecanismo digital. Em um ano, 30% dos dentistas já aderiram ao app.

Visão de inovação corporativa: Fortalecer o relacionamento direto com beneficiários e rede de dentistas por meio de canais digitais. 

Walter Shimabukuro
CNU – Central Nacional Unimed
Gerente de TI

Projeto de maior destaque: A CNU tem avançado no uso de ferramentas web e mobile para reduzir custo e proporcionar experiências mais completas. A companhia se movimenta para entregar aos beneficiários recursos tecnológicos que garantam um cuidado mais efetivo à saúde.

Visão de inovação corporativa: A empresa vem desenvolvendo um projeto com wearables para monitoramento remoto de pacientes crônicos. A solução usa dados e métricas a fim de garantir um cuidado mais efetivo a pacientes com doenças crônicas.