Internet > Banda Larga

Satélite brasileiro para transmissão de dados é lançado com sucesso

Equipamento será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país

04 de Maio de 2017 - 14h38

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas foi lançado com sucesso nesta quinta-feira, 4, por volta das 19h (horário de Brasília), do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O lançamento foi feito com duas horas de atraso. Inicialmente, ele estava previsto para o dia 21 de março, mas foi adiado por causa de uma greve geral na Guiana Francesa.

Este será o primeiro satélite geoestacionário 100% brasileiro de uso civil e militar dedicado exclusivamente a transmissão de dados. 

Adquirido pela Telebras, o equipamento será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país, especialmente em áreas remotas. O satélite também fornecerá um meio seguro para transferência de informações civis e militares que envolvam a segurança nacional. Atualmente o governo aluga o sinal de satélites privados.

Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, o satélite ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico. A capacidade de operação do satélite é de 18 anos.

Você pode acompanhar o lançamento do satélite pelos sites: www.visionaespacial.com.br, www.arianespace.com ou www.paraweb.tv/visiona/1/.
Notícia atualizada às 19h.
*Com informações da Agência Brasil.