Cloud Computing > Analytics

SAS reforça estratégia de modelo RaaS no Brasil

Oferta baseada em serviços faz parte do pacote SAS Cloud Analytics e tem como objetivo agilizar a entrega de resultados e gerar valor para os negócios dos clientes

06 de Março de 2017 - 12h16

O SAS tem como uma de suas metas para 2017 reforçar a oferta do modelo SAS Results as a Service (RaaS) no mercado brasileiro. Integrante do pacote SAS Cloud Analytics da fornecedora de software, o modelo RaaS permite que as empresas obtenham soluções mais ágeis para suas necessidades de negócios, por meio da plataforma de análise da empresa, mas sem a necessidade de fazer investimentos em software, hardware ou em mão de obra especializada.

O RaaS se caracteriza pelo fato de a análise de dados inteligente e de alto desempenho não ser apresentada aos clientes pela adoção um software tradicional, mas sim por meio de um serviço que gere valor e vantagem competitiva para o negócio. Nesse modelo, segundo a empresa, a solução é capaz de se adequar a qualquer tipo de demanda do cliente, sob o ponto de vista comercial, proporcionando insights proativos que garantam o retorno sobre o investimento e, entre as diversas possibilidades, gerem previsões, definição de perfil, retenção e segmentação de clientes, modelos de resposta, lucro e prevenção contra fraudes.

A garantia de um ROI (retorno do investimento) mensurável se baseia no fato de que, com o RaaS, os clientes não precisam se preocupar em investir seus recursos na compra de software, de hardware e na contratação de mão de obra especializada ou ter um conhecimento prévio em tecnologia. Todo o projeto é conduzido pelo time do SAS, que faz a análise dos dados, por meio de templates customizados e alinhados às necessidades do cliente, que paga apenas pelo serviço, ou seja, pela entrega do resultado desejado.

"Em um projeto tradicional de TI, é necessário fazer a configuração e os ajustes de hardware e software no ambiente do cliente, entre outros processos, e os resultados só aparecem depois de seis ou 12 meses. Com o SAS Results as a Service, a ideia é gerar valor para o negócio em um intervalo de tempo menor, de seis a 12 semanas. O cliente, nesse caso, não tem um custo fixo de longo prazo. Ele paga somente pelo serviço contratado e pelos resultados obtidos, com os insights e recomendações fornecidos pela equipe do SAS, e que farão a diferença em sua estratégia de negócio", diz o líder de cloud analytics do SAS Brasil, Bruno Maia.

Além de gerar valor, reduzir custos, aumentar o ROI e contar com um dos maiores grupos de cientistas de dados do mundo trabalhando na solução para o cliente, o executivo diz que o RaaS também tem como vantagem a expertise do SAS em diversas verticais, como finanças, seguros, telecom, varejo e governo, entre outras.

Outro benefício é a possibilidade de, no momento em que o SAS Results as a Service é contratado, o cliente pode acompanhar o trabalho do time de analistas do SAS, aprendendo com o que está sendo desenvolvido e, a partir daí, usar o resultado para, se assim desejar, dar início a um projeto piloto.