Negócios > Analytics

SAS fecha parceria com Sonda para ampliar oferta de analytics

Objetivo é reforçar a presença da empresa em outros mercados, com foco inicial nas indústrias de varejo, manufatura e bens de consumo

01 de Maio de 2017 - 21h57

O SAS, fornecedor de soluções de analytics, acaba de anunciar um acordo de parceria com a Sonda, integradora de serviços e soluções de TI, para ampliar oferta de analytics em todo o Brasil. O objetivo, segundo a companhia, é consolidar a sua presença em mercados nos quais a Sonda já tem ampla cobertura, inicialmente com foco nas verticais de varejo, manufatura e bens de consumo.

A gerente de canais e alianças do SAS Brasil e Cone Sul, Daniela Fontolan, explica que a parceria faz parte dos planos da empresa de colocar em prática a meta definida para seu programa de canais neste ano, que é consolidar sua presença em mercados estratégicos de todo o país. "Passamos um bom tempo trabalhando nas estratégias para o nosso programa de canais em 2016, com foco em novas parcerias. Fizemos isso pensando em como eles poderiam nos ajudar a levar nossas soluções a mercados que eles já atendem muito bem, mas onde ainda não temos uma presença muito forte. Será uma relação de muita troca de informações, com ganhos para ambas as partes", diz.

Segundo Daniela, no Brasil, o SAS mantém uma grande cobertura nos mercados de grandes bancos, grandes seguradoras e telecom. “O programa de canais foi desenvolvido para ajudar a empresa a ampliar essa cobertura além das verticais de grandes negócios e gerar demandas. E a parceria com a Sonda vai possibilitar a cobertura em indústrias nas quais não temos expertise”, ressalta a executiva.

Para a Sonda, o acordo vai permitir complementar seu portfólio utilizando as soluções SAS para ampliar o atendimento aos clientes com uma oferta verticalizada e que apresente o retorno do investimento em soluções analíticas. “A parceria, além de reforçar a estratégia de verticalização das nossas ofertas, vai tornar o nosso portfólio mais atraente, já que a plataforma de big data/analytics do SAS é uma das melhores do mercado”, enfatiza Eduardo Pugliese, diretor de inovação e de business intelligence da Sonda.

O executivo ressalta que a Sonda está em processo de renovação do portfólio de serviços. “Por isso, temos direcionado esforços em soluções de negócios que foquem em inovação. Esta parceria é uma iniciativa significativa para este plano de expansão”, comenta Pugliese.

Nessa fase inicial da parceria, uma equipe de especialistas em analytics do SAS vai trabalhar na capacitação técnica dos profissionais da Sonda. Além disso, a integradora  conta com um plano de investimento para acelerar a qualificação de ofertas para os mercado estabelecidos como estratégicos, tais como finanças e varejo.

"A venda da solução SAS exige que você fale com o tomador de decisão, com a área de negócios da empresa. Por ser uma venda mais qualitativa, precisamos fornecer o treinamento necessário para que os parceiros estejam munidos das informações exigidas nesse tipo de negociação, com um público segmentado", finaliza Daniela.