Cloud Computing > Data Center

SAP inaugura data center no Brasil dedicado a SAP Cloud Platform

Novo centro de processamento de dados deve impulsionar a transformação digital das empresas na América Latina, além de estimular a adoção do SAP Leonardo

14 de Novembro de 2017 - 16h04

A SAP está ampliando sua oferta de data centers no Brasil.  Nesta terça-feira (14/11), a multinacional alemã anunciou a abertura de um novo centro de processamento de dados no Brasil dedicado a SAP Cloud Platform. A operação está hospedada dentro da estrutura da Equinix, em São Paulo, e funciona desde o final de outubro.

Trata-se do terceiro data center da gigante de software no País. A empresa possui outras duas operações de processamento de dados operando em data centers parceiros. Um deles atende os clientes da solução de gestão de recursos humanos, a SucessFactors, e o outro dá suporte a clientes do SAP Hana em ambiente de nuvem.

O projeto mais recente visa atender uma demanda crescente do mercado para as aplicações da SAP na nuvem, que desde o ano passado têm registrado crescimento de três dígitos no Brasil.

"Nosso País se consolidou entre os mais importantes mercados da SAP Cloud Platform em todo o mundo. O data center responde ao interesse das empresas pelas soluções na nuvem e mostra o comprometimento da SAP com o suporte aos nossos clientes da região, comprovando o interesse da empresa em ser a parceira de negócios e suportar suas jornadas de transformação digital", destacou Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

Um novo data center local, além de atender demandas de empresas de toda a América Latina, traz como benefícios menor latência e a possibilidade de cumprir algumas regulamentações específicas de determinadas indústrias em termos de localização de dados. Ao mesmo tempo, a iniciativa deve impulsionar as possibilidades e adesão da nova plataforma de inovação como serviço - a SAP Leonardo. Apresentada no início deste ano, a plataforma concentra tecnologias emergentes como machine learning, IoT, blockchain e analytics e tem a vantagem de se integrar com o portfólio de produtos SAP.

Além do novo data center em São Paulo, a SAP mantém Cloud Data Centers nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Japão, Rússia e Canadá.

A companhia também aproveitou para anunciar o lançamento de sua linha de soluções fiscais, agora para a nuvem, a NFE Cloud. Desenvolvida dentro do SAP Labs Latin America, a solução prevê facilitar e agilizar, com segurança e conformidade, as legislações fiscais, a emissão de notas fiscais e materiais para todo o País. A NFE Cloud já pode ser utilizada para emissão de notas de serviços para a cidade do Rio de Janeiro e, em breve, em São Paulo. As soluções fiscais no modelo on premise continuam disponíveis no mercado.

A SAP também disponibilizou para o mercado brasileiro o chamado Concur Expense, solução para o mercado de viagens corporativas da Concur, empresa da SAP que iniciou suas operações no Brasil em março deste ano.

A ferramenta permite automatizar solicitações de reembolso, de forma rápida e precisa, bastando fotografá-las e enviá-las digitalmente para que sejam provisionadas e lançadas nos arquivos. A Votorantim é um dos primeiros clientes a adotar a solução.