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Samsung humaniza marca com uso de tecnologias para ações sociais

Empresa apresenta posicionamento institucional para 2018, que foca em programas sociais

31 de Janeiro de 2018 - 08h54

A Samsung quer ser mais do que apenas uma fornecedora de tecnologias. Ou seja, mais do que prover soluções de ponta, a companhia busca cada vez mais fazer a diferença com seus produtos, para que as pessoas possam ir além. Em sua nova campanha institucional, lançada na última terça-feira (30/01), em São Paulo, a companhia adota a frase "Do what you can't do" (no Português, faça o que você não pode fazer) para simbolizar o posicionamento de marca que deseja para o ano: faça mais.

O compromisso da empresa com os clientes e com a sociedade, de forma geral, é traduzido em quatro programas: Samsung Care, Samsung Club, Samsung Conecta e Samsung Social. O último deles traz exemplos práticos desse foco da companhia: levar a tecnologia para o desenvolvimento humano.

Andréa Mello, diretora de marketing corporativo e de consumer electronics da Samsung Brasil, define a prática Social como o incentivo para o mundo desafiar barreiras. Desafios superados em conjunto com importantes institutos, como o do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, a Fundação Gol de Letra, do ex-jogador de futebol Raí, bem como Instituo Medina, do surfista Gabriel Medina.

As parcerias se estendem ao Instituto Paulo Freire, que contou com a parceria da Samsung para o projeto "Da digital ao digital". A iniciativa visa alfabetizar pessoas de todas as idades, por meio do uso de smartphones. "É muito gratificante ver uma pessoa com mais de 80 anos sendo impactada por um programa como esse", celebra Andréa.

Outro projeto liderado pela Samsung é o "Teatro para todos ouvidos", que, em parceria com Leo Burnett Tailor Made, traz uma nova experiência artística para surdos. Por meio de um smartphone e do Samsung Gear VR, ao olhar para o palco, é possível, em tempo real, ver a legenda da fala dos atores.

Atualmente, em algumas peças, existem intérpretes no palco que fazem a interpretação do enredo em Libras, o que divide a atenção de quem precisava deste serviço. Com a iniciativa, o espectador consegue acompanhar a peça sem distrações, de uma forma única e privativa. A primeira peça a contar com o recurso foi "O Pai" e, em abril de 2018, a próxima será "O arquiteto e o Imperador da Assíria".

Tecnologias para clientes

A apresentação da Samsung para convidados na última terça-feira deixou claro que as ações sociais são destaques do posicionamento da empresa. Mas tecnologias também estão sendo incorporadas para melhorar a experiência dos clientes da marca.

Uma delas é o uso de chatbots inteligentes para otimizar o atendimento de assistência técnica via site. A ação faz parte do Samsung Care. Já o Samsung Club traz outra novidade interessante: o Áudiolivro, ferramenta para ouvir as histórias dos livros. O primeiro título disponível é o Inquebrável, história do paratleta Fernando Fernandes. Ele mesmo quem narra o livro na ferramenta que visa ampliar o alcance da literatura quebrando um grande desafio: a falta de tempo para leitura.