Internet > Desenvolvimento/Programação

Sampa.br, curitiba.br, poa.br: NIC.br disponibiliza domínios de cidades brasileiras

No total, são mais de 50 opções de DPNs, em iniciativa como parte da campanha Cidades.br

19 de Janeiro de 2018 - 11h11

Usuários de internet interessados em registrar domínios .br agora contam com mais de 50 opções de categorias (DPNs) relacionadas a cidades brasileiras, entre elas "sampa.br", "curitiba.br", "poa.br" e "floripa.br", as mais populares até o momento. A iniciativa faz parte da campanha Cidades.br, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios no Brasil.

A campanha promoveu durante sete meses uma chamada de sugestões, que recebeu mais de 10 mil contribuições sobre nomes e apelidos que representariam os municípios. Mais de 40 mil domínios com nomes de cidades já foram registrados, o que representa quase 8% da base de domínios sob o ".br" que não são ".com.br".

Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, explica que 16 cidades estão entre os 50 maiores Domínios de Primeiro Nível (DPNs/categorias) sob o '.br', superando categorias já tradicionais. "Ficamos satisfeitos que os brasileiros tenham recebido a campanha com entusiasmo e que possam associar seus interesses às cidades natais ou adotivas", destaca.

Segundo a organização, a iniciativa tem impacto direto para empresários, profissionais liberais, prestadores de serviço e usuários de Internet, que podem registrar domínios como: "meunome.jampa.br", "minhaempresa.bsb.br", "minhaideia.campinas.br", entre outras inúmeras opções para cada uma das 56 localidades."Mesmo que tenhamos promovido a campanha para cidades, os domínios também podem ser utilizados para atividades sem vínculo geográfico", complementa Getschko.

Outras categorias

Com mais de 3,9 milhões de domínios ".br" registrados, o NIC.br disponibiliza mais de 120 categorias, incluindo os já mencionados domínios de cidades, além dos que são destinados a pessoas físicas (por exemplo, "blog.br", "wiki.br"), profissionais liberais ("eng.br", "adv.br", entre outras), pessoas jurídicas ("tv.br", "tur.br", por exemplo) e genéricos, sendo o "com.br" o mais popular, com mais de 90% da base de registros.

Recentemente foi adicionado um recurso no formulário de solicitação de registro de domínios ".br" possibilitando, já no cadastro, o redirecionamento de página. Com isso, os usuários do ".br" podem manter seus conteúdos localizáveis de forma perene na Internet, independentemente da plataforma utilizada. A anuidade de um domínio ".br" custa R$ 40.