Tecnologia > Serviços

Sabe o que é uma consultoria de conectividade? Você ainda vai precisar dela

A gestão especializada é capaz de reduzir em 15% o custo mensal com a conectividade, além de garantir a disponibilidade das informações

25 de Agosto de 2017 - 16h36

Quando você se depara com uma situação difícil em seu negócio, logo vem a ideia de contratar um profissional especializado para tentar solucionar os problemas, certo? Não, nem sempre é assim quando o assunto é conectividade. Muitas empresas tentam resolver internamente questões que não são pertinentes ao seu ramo de atuação e acabam errando ao achar que apenas aderindo aos SIMcards para uma comunicação M2M (comunicação máquina a máquina) vão encontrar a solução, mas mal sabem que os problemas estarão só começando.

Não vai demorar muito para as dificuldades aparecem. São cobranças indevidas, linhas em desuso, porém ativas, informações e planilhas ‘explodindo’ na tela e você perdido sem saber o que fazer com tantos dados? Você já deve estar imaginando o cenário caótico e entendendo o porquê é fundamental contratar uma consultoria de conectividade para interpretar corretamente e gerenciar todas essas informações.

A contratação é uma das formas mais simples de garantir que a empresa tenha a tecnologia como aliada, um mínimo controle das linhas já é capaz de reduzir em 15% o custo mensal com a conectividade, além de garantir a gestão das informações.

Independentemente da área de atuação da sua empresa ou porte, se a conectividade ainda não faz parte dos seus processos, ela fará. É preciso entender como funciona todo este processo e o que realmente pode agregar ao seu negócio.

Vamos lá. O mercado de M2M e Internet das Coisas (IoT) está crescendo e ganhando cada vez mais força e confiança. A tecnologia avança e traz consigo um universo de possibilidades que permitem administrar com mais eficiência equipamentos, máquinas e até pessoas à distância. Tudo e todos podem gerar comunicação em tempo real, bastam estar conectados. Porém, para as organizações se torna impossível gerir estes dados sozinhas, claro, que de maneira estratégica e eficiente.

Por mais que a conectividade seja apenas um meio de comunicação entre o hardware e a plataforma, ela é um dos maiores custos dentro dos projetos que envolvem M2M ou IoT. Em um mercado que está em constante evolução e inovação de softwares, plataformas, sensores e processos que dependem de especialistas com conhecimentos avançados, além de investimento, será que vale a pena economizar com o custo de uma consultoria de conectividade? A resposta está no tão conhecido ditado ‘o barato saí caro’.

Ainda vale ressaltar, que há um custo mensal por cada equipamento conectado, se não gerenciado de forma correta, podem ocorrer falhas nas parametrizações dos hardwares, má gestão das linhas M2M e consequentemente custos adicionais não esperados, o que podem comprometer projetos inteiros.

O primeiro passo é buscar uma consultoria com soluções especializadas, que valida o consumo individual de cada linha e alertam quando algumas destas linhas ultrapassam o pacote contratado junto à operadora de telefonia móvel. A gestão especializada é capaz de reduzir em 15% o custo mensal com a conectividade, além de garantir a disponibilidade das informações.

Há empresas que possuem um alto volume de equipamentos conectados muitas vezes, elas perdem o controle de consumo das linhas e em alguns casos, chegam a possuir linhas sem conectividade por falha no equipamento ou pelo simples fato do equipamento ter sido desativado ou extraviado. A má gestão faz com que muitas organizações paguem mensalmente por linhas que sequer tenham sido utilizadas. Quando falamos de bilhões de coisas conectadas, estamos falando também de milhões de reais desperdiçados pela má gestão das soluções.

Sem dúvida, o xis da questão ainda está na gestão das informações. Busque recursos inteligentes que trocam informação em tempo real e oferecem uma variedade de possibilidades para gestão de negócios. As soluções M2M estão transformando os negócios e as formas de gerenciá-los também, para tanto a melhor estratégia é contar com uma consultoria experiente.

Veja algumas informações iniciais que uma consultoria de conectividade deve manter atualizadas e disponíveis em um projeto:

.Volume de dados trocados

  • . Hora, data, duração da conexão
  • . Criação de grupos distintos de chips para controle
  • . Consumo por sessão
  • . Consumo por período
  • . Chips inativos em tempo real
  • . Histórico de inatividade
  • . Chips ofensores de consumo
  • . Alertas de consumo
  • . Geoposicionamento via LBS (Localização por Antenas de Celular) dos chips
  • . Validação dos SIMcards em uso e conectados

 

Objetivos e metas do Projeto

.Aprimorar o atendimento, fidelizar clientes e criar novas oportunidades de negócios;

  • . Garantir a segurança, por meio de monitoramento constante;
  • . Otimizar a utilização de ativos, fornecendo os resultados e dados estratégicos às empresas;
  •  . Aperfeiçoar processos e melhorar a produtividade, por meio das centrais de sistemas de gestão;
  • . Melhorar o desempenho e reduzir os custos, por meio do uso de informações em tempo real.
  • *Sérgio Souza é diretor gerente da Kore Wyless TM Data, empresa global de serviços de gerenciamento de M2M.