Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2016

Renato Cesar Blanco é o IT Leader 2016 na vertical Construção Civil

CIO da Votorantim Cimentos lidera desenho de plataforma que leva modelos de centros de comando de data center ao chão de fábrica

17 de Novembro de 2016 - 23h47

Que tal transportar o modelo de centros de comando e operações utilizado em data centers para um ambiente industrial? A Votorantim Cimentos segue mais ou menos por esse caminho. A companhia desenvolve uma plataforma que mescla os mundos da TI com o de automação para monitorar e gerir de forma centralizada suas fábricas. 

O objetivo é dar uma visão mais completa, que permita administrar remotamente plantas fabris, contribua para aumento de produtividade dos equipamentos e garanta melhor transferência e proteção do conhecimento, além de entregar significativa redução do cash-cost dos produtos.

“Queremos levar um pouco a experiência do mundo da TI para a gestão industrial das plantas”, afirma o CIO Renato Cesar Blanco. 

O programa, como um todo, é uma das iniciativas que integram o roadmap de Indústria 4.0. “É um pouco do digital ajudando na transformação da cadeia produtiva”, pontua Blanco. O trabalho começou em piloto em três plantas, e agora se amplia para mais três unidades. 

O projeto considera uma forte integração entre componentes de tecnologia da informação e de automação. A ideia é coletar experiências e gerar conhecimento para testar novas possibilidades. 

FINALISTAS

Jane Ricci Noronha
Gafisa 
CIO

Projeto de maior destaque: O mercado de construção civil passa por um momento de retração. Aproveitar as oportunidades, nesse cenário, é fundamental. De olho nisso, a Gafisa ampliou recursos em suas ferramentas de gestão e redesenhou processos de relacionamento com clientes a fim de gerar mais leads e fechar mais negócios.

Visão de inovação corporativa: Aproveitar recursos de TI para alavancar iniciativas comerciais. E atuar junto ao time de projetos/produtos, direcionando tecnologias que elevem níveis de automação dos empreendimentos.

Kaio Fabio Gonçalves da Mata Sousa
EBM Incorporações 
CIO  

Projeto de maior destaque: A companhia desenvolveu um software para gestão que abrange folha de pagamento, produtividade e qualidade de obra. “No mercado de construção civil, não havia ferramenta que entregasse tudo isso”, cita o executivo, sobre a solução que resolve um desafio da indústria.

Visão de inovação corporativa:  Otimizar o uso de análise de dados, gerando velocidade nos resultados para controladoria/financeiro a fim de potencializar estratégias.