Telecom > Rede

Riachuelo reduz em 25% custos com links de internet

Empresa escolhe Dimension Data para implementar e monitorar solução Cisco Meraki. Projeto otimizou o uso da banda larga

26 de Junho de 2018 - 10h01

A Riachuelo, rede de lojas de departamento brasileira, apostou em um projeto desenvolvido pela Dimension Data - empresa global de soluções e serviços de TI - que envolve a implantação e o gerenciamento da solução Cisco Meraki.

O foco é melhorar o desempenho em 2018, para suportar o planejamento de inaugurar cerca de 12 novas lojas neste ano. Como parte dessa estratégia, também está a meta de aperfeiçoar a experiência dos clientes nas 305 unidades distribuídas em todo o Brasil.

Parte do portfólio da fabricante Cisco, a Meraki possui soluções completas de Wireless, Switching, SD-Wan, Firewall, câmeras de vídeio vigilância, entre outros. Todos esses dispositivos são gerenciados por uma plataforma totalmente baseada na nuvem, oferecendo assim maior visibilidade e controle da gestão da rede, o que agiliza inaugurações de lojas e facilita qualquer manutenção ou configuração, eliminando custos operacionais.

Segundo Marcos Sato, gerente de infraestrutura das Lojas Riachuelo, o modelo flexível de aquisição da tecnologia Cisco Meraki como serviço oferecido pela Dimension Data neste projeto foi um dos motivos que levaram à escolha da solução.

Sato explica que, ao adquirir o produto como serviço, a companhia eliminou a necessidade de se preocupar com cada uma das licenças de maneira individual, uma vez que elas foram inclusas no pacote.

"Além disso, o custo mensal pago às operadoras, para a prestação dos serviços referentes aos links ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) compatíveis com o Cisco Meraki também é menor se comparado à tecnologia legada com links MPLS (Multi-Protocol Label Switching) utilizados anteriormente", diz ele ressaltando que "os gastos foram reduzidos em 25 %", aponta.

Outro benefício conquistado, apontado pelo executivo, foi a otimização do uso de banda de internet. “É possível fazer uma análise sobre o que priorizar no tráfego da rede, evitando congestionamentos desnecessários. A capacidade da banda também aumentou, possibilitando a implantação de tecnologias essenciais para a adoção da transformação digital, como Office 365, e ferramentas de colaboração e de aumento da produtividade, o que, sem dúvida, representará um diferencial competitivo para nos destacar no mercado", destaca.

Aplicações internas também foram impactadas pelo aumento da capacidade de banda, tais como a Universidade da Moda, que oferece virtualmente aos colaboradores da varejista diversos vídeos de treinamentos. "Antes, esses vídeos dividiam espaço na banda com as operações de cartão, o que causava lentidão e restringia o acesso à Universidade somente em horários de menor fluxo. Com a substituição dos links antigos para o Cisco Meraki, a performance aumentou e os treinamentos podem ser feitos com maior flexibilidade de horários, sem sobrecarregar a rede", explica.

A garantia de escalabilidade oferecida pela estrutura global e local da Dimension Data é citada pelo gerente como um ponto forte. "Nossos planos de expansão são agressivos, e saber que podemos contar com um parceiro pronto para atender às nossas necessidades futuras é primordial", diz ele, destacando a equipe da integradora: "Os profissionais têm alto conhecimento técnico e estão sempre prontos para dialogar e entender as demandas específicas do nosso negócio", completa.