Tecnologias Emergentes > I.A.

Raspberry Pi 3 recebe Cortana com Windows 10 Creators Update

Liberada nesta terça-feira, 11/4, atualização leva assistente digital da Microsoft para a popular placa de desenvolvimento

11 de Abril de 2017 - 12h03

Em breve você poderá usar a assistente digital Cortana, da Microsoft, com o Raspberry Pi 3 e criar aparelhos legais que possam aceitar comandos de voz.

Mas para isso você terá de atualizar a placa de desenvolvimento, que pode rodar o Windows 10 IoT Core, para o recém-liberado Creators Update do sistema.

Com isso, será possível usar a Cortana no Raspberry Pi de forma parecida como ela funciona em PCs. Você poderá perguntar sobre o clima, horário, trânsito, ou preços de ações.

Os usuários também poderão criar aparelhos inteligentes usando o Raspberry Pi 3, que poderá aceitar comandos da Cortana. Mas os aparelhos precisarão ser baseados no Windows 10 IoT Core e não no Linux.

Comandos customizados podem ser programados para aparelhos e relacionados a lembretes, mapeamento, eventos, notícias, dicionários e outras “habilidades”.

A Microsoft menciona uma funcionalidade da Cortana chamada “chit chat”, que pode se referir a chatbots. 

Esse é um ataque direto aos assistentes rivais Amazon Alexa e Google Assistant, que estão sendo programados em mais aparelhos inteligentes.

Muitos entusiastas estão desenvolvendo aparelhos inteligentes, mas não conseguem adicionar recursos de assistentes pessoais. A Microsoft está tornando isso muito mais fácil com o Creators Update para o Windows 10 IoT Core.

Além da Raspberry Pi 3, o Windows IoT Core também funciona com outras placas e computadores.

O Creators Update adiciona suporte para as Compute Sticks, da Intel, e também suporte de base para chips da Intel de codinome Apollo Lake – o sistema já suporta placas como a Intel Joule e a MinnowBoard.

Mas os entusiastas por placas precisarão levar algumas coisas em conta se quiserem usar a Cortana com placas de desenvolvimento que rodam o Windows 10 IoT Core.  A Cortana exige microfones e alto-falantes para funcionar, e as opções são limitadas nesta área:  o Creators Update só suporte alto-falantes S150 USB, da Logitech, e as opções de microfone incluem Microsoft LifeCam HD 3000, Sound Tech CM-1000USB Table Top Conference Meeting MicrophoneBlue Microphones Snowball iCE Condenser Microphone/Cardioid.