Big Data > Pesquisas de Mercado, Tendências

Quer conhecer o cenário atual de soluções de big data? Veja esse mapa!

Arquivo lista centenas de fornecedores que atuam com alguma solução para lidar com grandes volumes de dados

12 de Fevereiro de 2016 - 15h04

A firma de investimento Firstmark elaborou um mapa que mostra de forma gráfica como está o cenário de ferramentas orientadas a projetos de Big Data. O arquivo exibe mais de 600 marcas de fornecedores que atuam com alguma solução para lidar com grandes volumes de dados.

Clique neste link para ver a imagem em tamanho real.

O documento agrupa provedores por partir tipo de ofertas que possuem (infraestrutura, analytics, aplicações, ferramentas open source, APIs e fontes de dados, além de escolas e incubadoras). Além disso, cada uma dessas categorias possui subdivisões e o nome da empresa que atua naquele segmento.

Matt Turck, um dos sócios da empresa de venture capital, escreveu um longo post (em inglês) onde detalhou a metodologia utilizada para chegar ao mapa e traçou um panorama do que está estampado no gráfico. É interessante ressaltar que essa é a quarta versão do documento feito pela empresa.

“Além de aspectos semânticos e do ciclo inevitável de atenção, o ‘Big Data Landscape’ é uma grande oportunidade de olhar para trás, refletir o que aconteceu no passado recente e ponderar sobre o futuro da indústria”, avaliou, no artigo.