Tecnologias Emergentes > I.A.

Qualcomm adquire a Scyfer B.V. e reforça pesquisas em inteligência artificial

Empresa é afiliada à Universidade de Amsterdã e desenvolve a dispositivos baseados em machine learning voltados para as indústrias de saúde, finanças e manufatura

18 de Agosto de 2017 - 18h12

A Qualcomm acaba de anunciar a aquisição da Scyfer B.V., empresa afiliada à Universidade de Amsterdã que desenvolve a dispositivos baseados em machine learning voltados para as indústrias de saúde, finanças e manufatura. O valor da transação não foi revelado.

Desde 2015, a fabricante de chip e a Universidade de Amsterdã possuem um laboratório conjunto voltado a pesquisas sobre machine learning e sua aplicação em dispositivos móveis e de informática.

Segundo Matt Grob, vice-presidente executivo de tecnologia da Qualcomm Inc., com a tecnologia de inteligência artificial disponível em dispositivos como smartphones e carros, o processamento pode ser feito sem conexão com a internet ou conexão Wi-Fi. “Os benefícios da IA on device incluem maior confiabilidade e privacidade, além de resposta imediata a interações.”

"Nós começamos nossas pesquisas há uma década, e nossos produtos atuais agora suportam muitas aplicações de IA, da visão de computador e processamento de linguagem natural à detecção de malware em uma variedade de dispositivos, e estamos pesquisando tópicos mais abrangentes, como IA para conectividade sem fio, gerenciamento de energia e fotografia", diz Grob.

A aquisição de Scyfer traz consigo o fundador e renomado professor da Universidade de Amsterdã, Dr. Max Welling, que ajudará a impulsionar a pesquisa e desenvolvimento em IA pela Qualcomm.