Cloud Computing > Cloud Híbrida, Cloud Pública

Qual o papel da Edge Computing para a computação em nuvem?

A Edge Computing não substituirá cloud. Confira análise

24 de Janeiro de 2018 - 17h19

Neste início de ano vi mais meia dúzia de artigos alimentam a percepção de que a Edge Computing deslocará, em vez de complementar, a computação em nuvem.

É triste ver que discussões tão ingênuas continuam em torno da Edge Computing. Qualquer posição extrema na tecnologia nunca se torna realidade. Mesmo as previsões de que a computação em nuvem substituiria toda a computação local foram exageradas. Embora uma boa quantidade de sistemas locais possa ser movida para a nuvem pública, outra boa parte não pode.

É preciso ter cuidado ao lidar com hypes tecnológicos. A realidade está sempre em algum lugar entre o que a tecnologia é agora e as previsões grandiosas para ela no médio prazo.

Mesmo a computação em nuvem ainda é um termo obscuro que descreve muitas coisas. Portanto, é compreensível que a imprensa, os especialistas e os analistas tenham revisitado a definição de nuvem baseados em novas tecnologias ou abordagens mais recentes, como a Edge Computing.

Então, aqui está minha opinião: a computação em nuvem é sobre centralização de processamento e armazenamento para fornecer uma plataforma mais eficiente e escalável para computação. Edge Computing é simplesmente empurrar um pouco desse processamento e armazenamento para perto dos dispositivos que produzem e consumem os dados, isto é, até a borda da rede. A Edge Computinga será uma das abordagens usadas para designar casos específicos de uso da nuvem, sendo os da Internet das Coisas os mais aplicáveis.

A computação em nuvem é um conceito grande e abrangente que abrange todos os tipos de abordagens e tecnologia da computação; Você pode considerá-lo um padrão de tecnologia macro. Edge computing é simplesmente um micro padrão, atrvés do qual você pode fazer novas coisas táticas com nuvens públicas e privadas.

Edge computing é uma abordagem dentro do grande corpus de computação em nuvem.