Tecnologia > Desenvolvimento/Programação, Lançamentos

Qlik anuncia plataforma focada em desenvolvedores

Qlik Core, atualmente em versão beta, aproveita o modelo associativo da Qlik para criar aplicações orientadas a dados

11 de Maio de 2018 - 11h59

A Qlik anunciou o lançamento de uma plataforma totalmente focada nos desenvolvedores. Lançado durante oQonnections, evento anual da empresa para parceiros e clientes, o Qlik Core (atualmente em versão beta) é uma ferramenta que aproveita o modelo associativo da Qlik para criar aplicações orientadas a dados (data-driven applications).

A empresa afirma que identificou a procura dos usuários por abordagens mais práticas e fáceis de usar, capazes de auxiliar no desenvolvimento mais rápido de projetos.

James Fisher, vice-presidente sênior de marketing estratégico da Qlik, comenta que os desenvolvedores são parte essencial do ecossistema que impulsiona a inovação utilizando business analytics. “Com o Qlik Core e nosso crescente conjunto de soluções e ferramentas para desenvolvedores, conseguimos contato com esses profissionais em seus próprios ambientes, em escala, para dar vida a qualquer ideia de aplicativo baseada em dados”, destaca.

O Qlik Core oferece aos profissionais a capacidade de integrar análises personalizadas. Essa característica potencializa o olhar dos usuários finais com relação ao cruzamento de dados, já que permite as mais diversas associações. Utilizando um modelo de distribuição open-source, a nova plataforma tem suporte para uso de APIs e bibliotecas de integração com projetos que vão além dos dashboards – com componentes como halyard.js, mira.js, enigma.js, enigma-go, picasso.js e after-works.js.

Com a ferramenta, os desenvolvedores poderão trabalhar de forma mais eficiente em projetos analíticos com abordagens diferenciadas. Por exemplo, a plataforma já permite, por meio de seu modelo associativo, conexão com ambientes de IoT - Internet das Coisas – o que viabiliza escalar a captura e o acesso ao repositório de dados com mais facilidade.