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Provider IT desenvolve app de gestão de sinistros em plataforma IBM Bluemix

Aplicativo reduz o custo operacional para as companhias seguradoras e agiliza o atendimento ao cliente, segundo empresa

21 de Dezembro de 2016 - 13h01

A Provider IT, consultoria e fornecedora de serviços de TI, e a IBM, acabam de realizar no Rio de Janeiro o primeiro hackathon conjunto, maratona que teve como objetivo trazer soluções para os segmentos de seguros e finanças por meio do desenvolvimento de software. Os participantes foram desafiados a criar alternativas e soluções empregando a plataforma IBM Bluemix, que ajuda os desenvolvedores a construir e executar aplicativos e serviços na nuvem para dispositivos móveis e web, em sintonia com os conceitos de internet das coisas (IoT) e computação cognitiva — na IBM representada pela tecnologia IBM Watson

Os 16 participantes criaram quatro projetos. O vencedor foi o aplicativo de aviso e acompanhamento de sinistros, que, segundo a empresa, reduz o custo operacional das seguradoras e agiliza o atendimento ao cliente.

O aplicativo possui funcionalidades como abertura/aviso de sinistro de automóvel; upload de fotos do veículo avariado com análise via APIs de resposta cognitiva; descrição por voz com tradução para texto via APIs de resposta audível; mapa com tecnologia IoT para rastreamento (geoposicionamento) do reboque até o ponto do acidente; integração com a Polícia Militar/Civil para a abertura de boletim de ocorrência; além de todo o acompanhamento do andamento do sinistro dentro da seguradora, desde a sua abertura, orçamento, autorização, e entrega final do veículo, contemplando os prazos originalmente estimados.

Segundo a empresas, o app será um grande aliado do mercado segurador uma vez que permitirá que o aviso seja efetuado diretamente pelo segurado, reduzindo em até 80% o fluxo de ligações aos call centers das seguradoras para acompanhamento dos sinistros, gerando economia nas áreas de URA, telecomunicações, PA de call centers, entre outros.

“Este tipo de iniciativa tem impacto no que diz respeito a inovação, por meio do desenvolvimento de novas soluções aplicando as tecnologias mais avançadas, com criatividade, excelência técnica e, sobretudo, aderência real. O aplicativo vencedor do desafio impacta diretamente na melhora da satisfação e da experiência do usuário final com os produtos ofertados pela seguradora. Estamos muito orgulhosos de nossos desenvolvedores”, ressalta Cristiana Berardo, responsável pela área de sistemas corporativos e soluções digitais da Provider IT.

Acompanhamento dos sinistros

O aviso de sinistro é feito por meio de uma interface guiada na qual o usuário — previamente cadastrado e com os dados internos da sua apólice — informa o seu veículo, o tipo da ocorrência (colisão, incêndio, etc.), tira fotos do acidente para determinação do nível de dano do veículo e descreve o acidente, neste caso, pode ser via mensagem de voz.

O aplicativo possibilita ainda solicitar serviços adicionais como reboque, ambulância, taxi, abertura de BO, entre outros. Desta forma, o app comunica-se com a seguradora efetuando a abertura do sinistro e disparando as solicitações de serviço para as unidades de apoio.

O acompanhamento é realizado através de uma API e as mensagens disparadas pelo sistema da seguradora, a cada nova ocorrência, ficam registradas no celular do usuário, permitindo que o segurado possa acompanhar passo a passo o andamento, as liberações de seu processo e a previsão de finalização dos eventos.