Gestão > Manufatura

Progás adota sistema gestão de manutenção e torna mais ágil as operações

Projeto agilizou toda a cadeia de processos, desde a área financeira, comercial e assistência técnica, até o setor de produção

09 de Outubro de 2017 - 20h08

Centralizar e otimizar a gestão da entrega de produtos, simplificar o suporte e melhorar o relacionamento com o cliente nos processos pós-venda. Foi com esses objetivos que a Progás Indústria Metalúrgica investiu na implementação de um sistema de gestão de manutenção, que permitiu automatizar processos e controlar de forma estruturada desde a área financeira até o prazo de entrega para cumprir a garantia e a reforma de equipamentos.

Os esforços realizados contemplaram a implantação do software SAP PM, além de serviços especializados para gerenciar toda a execução do trabalho. O projeto foi conduzido pela AdopTI, consultoria especializada na plataforma de gestão empresarial SAP, que tem forte atuação no mercado metalúrgico brasileiro. 

O módulo de Manutenção da Planta SAP opera as funções de negócios, com funcionalidades que agilizam todos os processos de manutenção. Os recursos de TI permitem planejar e gerenciar os programas por meio da integração com outros sistemas da empresa. A solução cria informações estruturadas que proporcionam melhor controle de recursos e acompanhamento das ações em curso, otimizando o desempenho e a lucratividade da fábrica.

A Progás, sediada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, fabrica equipamentos para gastronomia como fogões, fornos e assadores rotativos, entre outros, suprindo restaurantes, bares, padarias e supermercados. Com a adoção da tecnologia de gestão, a empresa pretende estabelecer uma estrutura de TI robusta, segura e ágil, que simplifique seus processos, agilize e potencialize a tomada de decisão em diferentes níveis da organização. A implementação teve início em outubro de 2016 e foi finalizada em março deste ano.

De acordo com Marcos Ricchetti, coordenador de Tecnologia da Progás, a companhia não dispunha de recursos avançados para gerenciar e controlar a área de pós-venda e relacionamento com o cliente e tinha dificuldade de acompanhar e gerir as informações do pós-venda e assistência técnica. “Todo o controle era realizado de maneira descentralizada, por meio de planilhas, e para as mercadorias da base de troca e manutenção, era realizado um controle a parte, fora do sistema, dificultando ainda mais a gestão e o planejamento”, explica.

Por isso, a Progás carecia de uma solução tecnológica que lhe permitisse a gestão centralizada e estruturada dos procedimentos. Dessa forma seria possível ter acesso às informações, de maneira organizada e rápida, de toda a área de assistência técnica, que oferece suporte e acompanha o atendimento ao cliente. Hoje, a Progás possui todos os dados organizados dentro do sistema, que registram informações sobre a garantia, reforma ou mesmo troca de seus produtos. A tecnologia SAP beneficiou diversas áreas da empresa, como financeira, de assistência técnica, comercial e de produção.

Segundo Marcos Pazeto, diretor de Serviços da AdopTI, o sistema SAP facilita o gerenciamento de todos os processos da metalúrgica, aprimorando a qualidade na tomada de decisão. “Instituímos uma arquitetura customizada após entender a real necessidade da Progás. Sugerimos a solução mais adequada, viável e aderente aos objetivos da organização”, ressalta.

“Optamos pela AdopTI por sua experiência no segmento metalúrgico, assim como por sua elevada expertise em tecnologia SAP, e especialmente pela segurança e conhecimento que demonstraram acerca das necessidades da Progás”, finaliza  Ricchetti.