Tecnologias Emergentes > Hardware

Primeiros PCs com 5G devem chegar ao mercado em 2019

Intel apresentará protótipo durante o Mobile World Congress, em Barcelona

22 de Fevereiro de 2018 - 16h18

Com as primeiras implementações de tecnologia5G de alta velocidade nos EUA previstas para acontecer ainda neste ano, a Intel e as fabricantes parceiras já estão pensando no próximo passo: lançar PCs equipados com 5G até o final de 2019.

A Intel, juntamente com Dell, HP, Lenovo e Microsoft, anunciou nesta quinta-feira, 22/2, que as empresas esperam que os primeiros PCs Windows 5G cheguem ao mercado na segunda metade de 2019. Essa é mais ou menos a mesma época em que a Intel planeja começar a vender os seus modems comerciais XMM 8000, marcando a entrada da companhia no mercado de 5G.

A Intel vai mostrar um protótipo de um novo PC 5G durante a feira de tecnologia Mobile World Congress 2018, que ocorre na próxima semana em Barcelona, na Espanha, quando a empresa também demonstrará a transmissão de dados em uma rede 5G. Além disso, o estande da Intel no evento também terá outros atrativos como a tecnologia eSIM – que irá substituir os chips físicos no estilo SIM card – e um PC fino rodando em uma rede WiFi 802.11ax, a próxima geração do padrão Wi-Fi.

Apesar de a tecnologia 5G ser uma espécie de “lenda” do mercado mobile, ela sempre parece estar logo ali. A Intel vem promovendo o 5G há anos, dizendo que ele irá conseguir lidar com tudo, desde uma estrutura de comunicação para carros autônomos até multidões de drones autônomos conversando entre eles.

Operadoras

As operadoras, no entanto, já começaram a definir quando e onde os consumidores poderão acessar a tecnologia 5G. A AT&T afirmou nesta quarta-feira, 21/2, por exemplo, que uma dúzia de cidades nos EUA, incluindo Dallas (Texas) e Atlanta (Georgia) receberão as primeiras implementações de 5G até o final deste ano. Já a Verizon possui planos para entre três e cinco mercados, incluindo a capital californiana Sacramento. Por outor lado, a T-Mobile e a Sprint estão levando as coisas de forma um pouco mais devagar, já que ambas estão planejando as suas primeiras implementações de 5G em 2019.

Nova chance

Para a Intel, o 5G oferece um tipo de renascimento para os seus negócios wireless. Após ter sido um tanto deixada de lado na onda do 4G por conta de plataformas avançadas e integradas dos seus rivais, a fabricante vê no 5G uma oportunidade de começar de novo neste segmento.

“A Intel está investindo profundamente no seu portfólio e parceiros wireless para trazer os PCs mobile conectados com 5G para o mercado, com benefícios para os usuários como alta qualidade de vídeo, games complexos, e conexões mais simples e diretas à medida que os usuários passam por redes celulares e Wi-Fi”, afirma a Intel em um comunicado sobre o assunto.

Wi-Fi

Essa também é a razão pela qual a Intel está investindo para trazer ao mercado o padrão 802.11ax, a próxima grande melhoria para a tecnologia Wi-Fi. Assim como o 5G, o Wi-Fi 802.11ax – que promete velocidades WI-Fi na casa dos vários gigabits por segundo – ainda nem foi finalizado, quanto mais implementado.

No entanto, isso não impediu os chamados aparelhos “pre-standard”, como os novos roteadores da D-Link. Uma vez que o padrão Wi-Fi 802.11ax estiver totalmente pronto, ainda em 2018 ou início de 2019, os aparelhos de redes poderão começar a ser testados. Enquanto isso não acontece, a Intel continuará alimentado o hype da próxima geração.

O que isso significa para você

Fique de olho no que as fabricantes de smartphones falarão sobre os seus planos para 5G durante o MWC 2018, que começa em Barcelona no próximo dia 26 de fevereiro. Os modelos de modems de maior velocidade começarão a aparecer nos dispositivos entre 2018 e 2019, com as fabricantes de smartphones sendo obrigadas a escolher entre os modems 4G já testados e garantidos e os mais avançados modems 5G (que provavelmente consumirão mais energia) no horizonte. As fabricantes de PCs também acompanharão esse processo de perto.