Tecnologia > Aplicativos, I.A.

Prefeitura de Blumenau disponibiliza app com AI para atendimento do SUS

Iniciativa é parte do processo de informatização das suas 90 unidades de saúde

19 de Abril de 2018 - 11h09

A Prefeitura de Blumenau, no interior de Santa Catarina, anuncia o lançamento do Pronto Mobile, aplicativo desenvolvido para smartphone que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde.

Baseado na plataforma de inteligência artificial da GeneXus, fornecida pela BXT (Business XtremeTechnologies), distribuidor regional da GeneXus Brasil, o aplicativo permite aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) do município o acesso a diversas informações, tais como prontuário, prescrições, histórico de vacinas, mapeamento das unidades de saúde e, futuramente, a possibilidade de agendamento de consultas eletivas médicas e odontológicas.

A iniciativa é mais um passo da automatização de seus processos e adoção de inovações, que contou também com a informatização de toda a rede municipal de saúde, composta por 90 unidades.

O desenvolvimento da aplicação levou apenas 25 dias, com automação e criação do aplicativo baseado em algoritmos de AI. “Em vez de se preocupar com a solução técnica, ou seja, como programar o aplicativo, os desenvolvedores puderam se concentrar na solução para o problema, focando no que precisava ser programado com base no conhecimento de negócios que já possuem”, explica o diretor da BXT, Reginaldo José Schollemberg.

Desde o dia 11 de abril, o app já está disponível para download em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Os usuários da rede municipal de saúde precisam estar com o cadastro atualizado em suas unidades básicas de referência para ingressar na plataforma. Na tela inicial, o Pronto Mobile solicitará o CPF, o município e a data de nascimento para login, além de um e-mail que será cadastrado durante o primeiro acesso.