Gestão > SaaS

Polaris adota pacote fiscal para garantir conformidade na entrega de informações ao Fisco

Empresa reduziu os riscos de compliance ao implantar uma solução de CMS para atender suas necessidades e as exigências do governo brasileiro

02 de Outubro de 2017 - 18h55

Após realizar um estudo dos seus processos fiscais, a filial brasileira da Polaris, empresa norte-americana do segmento de powersports (ATVs, UTVs e snowmobile) e dona da marca de motocicleta de alta cilindrada Indian, se deparou com um quadro preocupante. Ela constatou que havia um consumo excessivo de horas de trabalho de sua equipe e, apesar disso, ainda existia insegurança quanto à exatidão dos dados que vinham sendo reportados aos Fisco.

Diante disso, ficou clara a necessidade de uma solução fiscal que fosse mais completa e aderente aos seus requisitos e que pudesse trazer automação e segurança aos processos fiscais. A empresa, então, saiu em busca de uma solução que atendesse às suas necessidades e optou pela solução da Avalara, fornecedora de software de gestão fiscal que são oferecidos também na nuvem.

Ao compreender o cenário da Polaris, a Avalara sugeriu a adoção de seu modelo CMS (Compliance Managed Services), serviço dedicado a cuidar das tarefas internas de forma organizada, agregando tecnologia, processos e pessoas especialistas em operações fiscais, a um baixo custo. Hoje, segundo a companhia, a solução garante maior produtividade, além de proporcionar mais eficiência aos negócios.

“Durante a implementação, a única dificuldade enfrentada foi no começo da operação. O maior desafio foi entender o que era de responsabilidade de cada empresa e o que ambos os lados pretendiam com a parceria. Após este mapeamento e alinhamento das expectativas o processo transcorreu de forma tranquila e hoje opera com muita eficiência”, destaca Maurício Navega, coordenador contábil da Polaris.

A principal área atendida pelos serviços da Avalara é a fiscal e um dos maiores benefícios para a Polaris é contar com a presença de um prestador único do serviço, que possui a expertise necessária para este setor já que o Brasil possui inúmeras particularidades em seu sistema fiscal e tributário.

O serviço prestado pela equipe da Avalara engloba, inclusive, o processo completo para geração do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). O CMS é um serviço prestado por meio do pacote de soluções Avalara, que automatiza e melhora as atividades de recebimento dos documentos fiscais eletrônicos, integridade das informações e geração das diversas obrigações acessórias, possibilitando ao cliente foco na gestão do negócio.

Diante dos resultados, o coordenador contábil da Polaris afirma que a empresa está bastante satisfeita com as soluções e que elas têm colaborado para uma entrega cada vez melhor das obrigações fiscais da companhia.