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Plataforma de venda de seguros online aumenta conversão com soluções digitais

A Youse, plataforma da Caixa Seguradora viu a taxa de conversão na contratação de seguros aumentar 23% com a adoção de tecnologias de marketing

04 de Dezembro de 2017 - 10h55

Aumentar o desempenho dos negócios e a experiência do usuário com a redução da taxa de rejeição nas landing pages (páginas de entrada). Foi com esse propósito que a Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora, decidiu, no início deste ano, adotar a plataforma Adobe Experience Cloud, que integra as tecnologias Adobe Audience Manager e Adobe Experience Manager (AEM).

Segundo a empresa, após a implementação das soluções, entre março e abril, a empresa viu a taxa de conversão na contratação de seguros aumentar 23% por meio de canais 100% digitais com a adoção de tecnologias de marketing para a entrega de ofertas personalizadas.

“No nosso primeiro ano de operações, notamos que em nossas ativações de mídia havia uma perda significativa na combinação de nossos dados proprietários com os second e third-party data. Assim, a resposta do público às nossas campanhas digitais não era satisfatória. Ao mesmo tempo, a personalização de nossas páginas era estática: em seguros de automóveis, por exemplo, era um site para cada modelo de carro. Sentíamos necessidade de ganhar escala na elaboração das landing pages para aproveitar melhor nossos ativos digitais e os dados à disposição”, relata Mateus Lopes, especialista de business intelligence da Youse.

E essas dificuldades, segundo o executivo, foram vencidas com a implementação das soluções Adobe. Com o Audience Manager, plataforma de gerenciamento de dados (DMP, na sigla em inglês), a Youse viu a escala de combinação de dados proprietários com dados secundários e de terceiros para segmentação assertiva de audiência saltar de 43% para 91%.

“Esse nível de eficiência que foi entregue pelo Audience Manager nos deu agilidade, reduzindo o time-to-action, sobretudo por ser uma solução agnóstica, o que permitia imputar os dados de ferramenta de analytics de outro parceiro”, observa Lopes. Com essa nova realidade, a oferta de um seguro de automóvel, por exemplo, permitiu cruzar com assertividade dados do negócio (modelo do carro, CEP, ano, idade, etc.), que interferem na precificação da apólice, com dados de comportamento (canal de aquisição, operadora, etc.). “A experiência se tornou muito mais positiva e relevante para o cliente. Passamos a ter insumos suficientes para saber qual conteúdo entregar, quando e por qual meio ativar o consumidor”, completa.

Já para as landing pages, segundo o especialista da Youse, a integração nativa do Adobe Audience Manager com o Adobe Experience Manager foi fundamental. “O projeto da Youse é conduzido por uma cultura orientada por dados. A sinergia entre as duas soluções da Adobe permitiu maior conhecimento da nossa audiência e estabelecer uma comunicação personalizada, independentemente da posição dele na jornada de compra”, destaca.

Além da conversão 23% maior registrada após a parceria com a Adobe, a comunicação da Youse — seja pelo investimento em mídia, seja nas suas landing pages — também passou a ser muito mais atrativa para os clientes. A taxa de rejeição ao site (associada ao tempo de permanência nele) foi reduzida em 25%, ao mesmo tempo em que o gerenciamento de conteúdo e ativos digitais via Experience Manager diminuiu o tempo de carregamento das páginas em 12 segundos.

“Hoje, com o desenvolvimento de tecnologias digitais, os consumidores conversam ainda mais com as marcas, que têm de saber ouvi-los e acompanhar o ritmo desse diálogo. Nesta parceria com a Adobe, passamos a aproveitar todas as relações que existem durante a jornada para incrementar a experiência. E o mais interessante é que, no caso da DMP da Adobe, o Audience Manager, usamos para além da programática, em total sinergia com o Experience Manager, numa prática não tão comum no mercado”, conclui Lopes.

A Youse é uma plataforma de vendas de seguros online da Caixa Seguradora que nasceu em 2016 como a insurtech. Com o propósito de ser uma marca ousada, disruptiva e colaborativa, a Youse está transformando o mercado segurador com uma nova proposta de vendas de seguros 100% online, onde o cliente pode concluir a aquisição de uma apólice totalmente personalizada sem sair de casa, pelo celular ou pelo computador. São milhares de combinações personalizáveis de seguros para carro, casa e vida.