Tecnologia > Wi-Fi

Pesquisadores descobrem método que triplica velocidade de conexão wireless

Cientistas do MIT desenvolveram uma técnica para coordenar múltiplos transmissores sincronizando fases de onda

23 de Agosto de 2016 - 11h00

Pesquisadores do MIT encontraram um meio de transferir dados utilizando um smartphone a uma velocidade três vezes superior a tecnologia existente.

Segundo um documento, os cientistas desenvolveram uma técnica para coordenar múltiplos transmissores sincronizando fases de onda.

A ideia é que esses vários transmissores independentes seriam capaz de enviar dados através do mesmo canal sem fios para múltiplos receptores, também independentes, sem que um interfira no sinal do outro.

Dado que o espectro wireless é escasso, e há uma tendência de estrangulamento das redes, a descoberta pode ter implicações importantes. Os pesquisadores chamaram a abordagem MegaMIMO 2.0 ( Multiple Input, Multiple Output).

Para seus experimentos, os cientistas montaram quatro laptops em um ambiente de sala de conferências, permitindo que os sinais “viajassem” sobre Wi-Fi 802.11 a/g/n. A melhora a velocidade e da distância coberta pode ser conseguida também em redes celulares.

Um vídeo e um um documento técnico detalham o experimento e a descoberta. O material foi apresentado para a Association for Computing Machinery’s Special Interest Group on Data Communications (SIGCOMM 16).