Gestão > Estratégia

Paulo Marcelo, ex-CEO da Capgemini Brasil, assume presidência da Resource IT

Executivo substituirá o fundador, Gilmar Batistela, de deixa o cargo para presidir o conselho de administração da companhia

16 de Dezembro de 2016 - 15h26

A Resource IT, integradora de software, que oferece consultoria e serviços para empresas, anunciou nesta semana a contratação do executivo Paulo Marcelo para ocupar o cargo de CEO da companhia. Ele assume a nova função a partir de 10 de janeiro.

O anúncio foi feito por meio de comunicado aos clientes pelo fundador, Gilmar Batistela, de deixa a presidência-executiva para presidir o conselho de administração, função na qual ficará dedicado a deslanchar a estratégia de internacionalização da empresa, inovação e aquisições.

Com 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, Paulo Marcelo ocupou nos três últimos anos a presidência da Capgemini no Brasil. Especialista em planejamento estratégico e desenvolvimento de negócios, o executivo iniciou sua carreira como consultor, tendo atuado depois como executivo, CIO de diversas empresas brasileiras e como fundador e acionistas da Unitech.

O plano global de crescimento da Resource para os próximos cinco anos prevê uma série de atividades. A empresa terá um modelo de governança ainda mais estruturado, que contempla a renovação de seu conselho consultivo de administração para os padrões de uma companhia de porte internacional, visando uma futura abertura de capital. A empresa, que sempre atuou com recursos do próprio fundador, estuda novas possibilidades de crescimento com apoio de parceiros estratégicos e de fundos de investimento que agreguem valor à sua operação, alavancando seus negócios.

“Estamos nos preparando para ingressar na Bolsa de Valores em três anos e, com isso, sermos uma das primeiras integradoras brasileiras de soluções digitais a ter capital aberto”, comemora Batistela. “O objetivo é preparar a Resource para um novo ciclo de crescimento que prevê dobrar o faturamento em três anos e atingir cerca de R$ 1 bilhão de receita anual até 2021”, diz Batistela.

O planos de expansão inclui, ainda, diversas ações para ampliar a presença da Resource no Brasil e no exterior. Ao longo de sua trajetória a empresa já adquiriu dez companhias para complementar sua estrutura. Em 2017 reiniciará o plano de aquisições, visando impulsionar suas operações no mercado internacional, bem como identificar oportunidades no mercado brasileiro. “Vamos intensificar nossas operações internacionais nos próximos três anos, com destaque para a América do Norte e América Latina, regiões com características de alavancagem para um novo patamar de mercado”, explica Batistela.

A empresa, que já atua em cinco países, acaba de abrir seu terceiro escritório nos Estados Unidos (Texas) e iniciar suas operações no México, a segunda maior economia da América Latina e uma das 15 maiores do mundo. A presença em solo norte-americano começou em 2000 por Miami (Flórida). Em 2014, a Resource inaugurou um centro de inovação no Vale do Silício, na Califórnia, visando trazer as últimas tendências em tecnologia aos seus clientes. Nos últimos três anos o fundador da companhia esteve pessoalmente envolvido no processo de internacionalização e, com esse novo ciclo, espera aproximar ainda mais a Resource de startups no Vale do Silício, identificando soluções inovadoras para futuras aquisições.