Cloud Computing > Cloud Privada

Oracle amplia Cloud at Customer para auxiliar clientes na transformação digital

Plataforma oferece serviços SaaS, PaaS e IaaS em nuvens públicas empresariais nos próprios datacenters dos clientes

24 de Julho de 2017 - 15h57

Com o propósito de auxiliar as empresas a migrem para a nuvem, mantendo seus dados em suas próprias instalações, a Oracle anunciou uma expansão significativa dos serviços disponíveis por meio do Cloud at Customer. O portfólio agora abrange todas as principais categorias da solução Oracle PaaS (plataforma como serviço) e, pela primeira vez, também conta com os serviços Oracle SaaS. Desde seu lançamento há pouco mais de um ano, o Oracle Cloud at Customer teve um crescimento sem precedentes, em organizações como AT&T e Bank of America.

O Oracle Cloud at Customer foi projetado para permitir que as organizações removam um dos maiores obstáculos para a adoção da nuvem - preocupações de privacidade de dados relacionadas com a localização do armazenamento dos dados. Ao mesmo tempo em que as organizações estão ansiosas para transferirem as cargas de trabalho da sua empresa para uma nuvem pública, muitas têm sido restringidas por requisitos comerciais, legislativos e regulamentares que as impediram de adotar a tecnologia. Esses serviços inéditos oferecem às organizações opções sobre onde seus dados e aplicativos residem e um caminho natural para eventualmente mover aplicativos críticos de negócios facilmente para a nuvem pública.

“Essa é uma resposta direta às barreiras remanescentes para a adoção da nuvem, transformando esses obstáculos em oportunidades e permitindo que os clientes escolham a localização de seus serviços na nuvem”, disse Thomas Kurian, presidente de desenvolvimento de produtos da Oracle. “Estamos oferecendo um serviço exclusivo que permite que nossos clientes aproveitem os serviços Oracle Cloud, incluindo SaaS, PaaS e IaaS, tanto em suas instalações como em nossa nuvem. Os clientes ganham todos os benefícios das robustas ofertas de nuvem da Oracle em seus próprios datacenters, todos gerenciados e suportados pela Oracle”.

O Cloud at Customer é uma plataforma de infraestrutura de nuvem baseada no hardware, no armazenamento e na rede, definidos por software convergidos da Oracle e uma abstração de primeira linha do IaaS. A Oracle gerencia e mantém integralmente a infraestrutura nas instalações dos clientes para que eles possam se concentrar no uso dos serviços IaaS, PaaS e SaaS. Esta é a mesma plataforma de infraestrutura de nuvem que alimenta a Oracle Cloud globalmente.

Segundo a empresa, os clientes agora têm acesso a todas as principais categorias PaaS da Oracle, incluindo database, desenvolvimento de aplicativos, análises, big data, aplicação e integração de dados e gerenciamento de identidades. Esses serviços se aproveitam das melhorias específicas feitas na plataforma, como servidores com CPUs e armazenamento flash baseado em NVMe mais rápidos, bem como armazenamento em blocos inteiramente em flash, para oferecer um desempenho ainda melhor para as cargas de trabalho corporativas.

Pela primeira vez a Oracle também disponibilizou, por meio do Oracle Cloud at Customer, a capacidade de consumir serviços Oracle SaaS, tais como ERP, gestão de recursos humanos, CRM e gerenciamento da cadeia de suprimentos em seus próprios data centers.