Gestão > Estratégia, Governança, Segurança de Aplicação

O que é ‘gig economy’ e como sua empresa deve se preparar para o conceito

Empresas lidarão com um vasto conjunto de soluções pay-as-you-go, exigindo maior envolvimento do líder de TI para criação de ambientes seguros

22 de Janeiro de 2016 - 11h24

Nos próximos 10 anos, as empresas vão gerir um vasto conjunto de contratos de trabalho crowdsourced com base no modelo pay-as-you-go, de acordo com uma pesquisa apoiada pela Society for Information Management’s Advanced Practices Council.

Os compradores farão solicitações de trabalh bastante detalhadas, em plataformas de crowdsourcing - como TopCoder, Upwork, TaskRabbit, uTest, Crowdsource.com, Freelancer.com ou Amazon Mechanical Turk - que os conectarão a fornecedores independentes localizados em qualquer lugar do mundo. "O tamanho desta força de trabalho será impressionante", afirma o relatório "Governance of Enterprise Crowdsourcing", elaboradp pelos acadêmicos Erran Carmel e Evgeny Kaganer.

Como a computação em nuvem, o crowdsourcing "oferece às empresas elasticidade na contratação de recursos", diz o relatório. Mas o CIO precisará se envolver mais no desenvolvimento da infraestrutura de TI e suporte às APIs de terceiros.

"Caberá ao comprador criar um middleware proprietária para fornecer acesso e garantir a segurança. razão pela qual o CIO desempenhará um papel central. Infelizmente, os CIOs não têm assumido esse papel em muitas das empresas estudadas ", diz o relatório.

O modelo de trabalho crowdsourced já está sendo usado por grandes empresas dos EUA, como Walmart e eBay, diz o relatório, e será "um fator-chave na mudança parcial ou total dos mercados de trabalho nos próximos 10 anos."

Como a operação de crowdsourcing só faz crescer, o processo precisará ser governado, assim como uma relação de outsourcing de TI. "Gerenciar a multidão trará desafios significativos, muitos deles relacionados com a adequação dos contratados ao modelos de trabalho dos contratantes", diz o relatório. Além disso, o trabalho terá que ser dividido em pequenas tarefas cuidadosamente explicadas a todos os envolvidos.