Carreira > Certificação, Empregos, Gestão de Equipe

O avanço dos métodos ágeis e a luta por profissionais capacitados

Estudos mostram que o número de vagas relacionadas à gestão com métodos ágeis triplicou entre 2012 e 2013

22 de Fevereiro de 2016 - 18h22

O desenvolvimento de software e a forma com que as empresas fazem a gestão do negócio mudaram muito com o surgimento e a implementação das chamadas metodologias ágeis, aquelas que têm o objetivo de acelerar o desenvolvimento de softwares visando a melhoria contínua do processo, que gera inúmeros benefícios, entre eles o aumento significativo da produtividade de equipes.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Gartner, a adoção de métodos ágeis para o desenvolvimento de tecnologias é uma tendência que chegou para ficar, e até 2018 cerca de 75% das empresas de TI estarão utilizando-as, misturando métodos ortodoxos de trabalho com métodos ágeis.

Como consequência dessa transformação, multiplicou-se a demanda das empresas por profissionais de TI que entendam e compreendam as variadas vertentes desses métodos (Lean, Scrum, Kanban, e SAFe). Estudos de mercado mostram que o número de vagas relacionadas à gestão com métodos ágeis triplicou entre 2012 e 2013, e que profissionais certificados chegam a ganhar mais.

Em paralelo, a procura por treinamentos que ofereçam capacitações envolvendo esses métodos tem aumentado na mesma proporção. Os profissionais de TI estão ávidos por obter qualificações focadas nos pilares, valores e princípios da agilidade, e buscam, cada vez mais entidades e empresas que ofereçam abrangentes certificações e especializações em diversas funções ágeis.

Considero esses treinamentos essenciais, pois eles ajudam os profissionais a pensarem um pouco fora da caixa, estimulam a criatividade e a inovação, e fazem uma releitura que permite uma certa oxigenação dos antigos conceitos e práticas. Vale muito à pena investir.

Certamente, aqueles que buscarem uma capacitação que permita em um curto espaço de tempo obter algum domínio sobre as práticas exigidas pelo mercado, conhecerem as principais técnicas e possuírem as certificações exigidas pelo setor, sairão na frente. E isso, sem dúvida ocorrerá num futuro bem próximo, já que eles estão sendo aplicados com muito mais frequência e sendo vistos atualmente como um agregador no sucesso dos negócios.

*Roberto Baptista é Chief Learning Officer da Adaptworks.